Folhetos de saúde

Urticária

Equipe Editorial Bibliomed

1) O que é a urticária?

A urticária é uma manifestação freqüentemente encontrada na pele (especificamente na camada superior da derme), de lesões denominadas urticas e que pode estar relacionada a fenômenos imunológicos (sistema de defesa do organismo) ou não-imunológicos.

2) Quais as características da urticária?

As lesões da urticária (as urticas) caracterizam-se por pápulas e placas avermelhadas, com bordas elevadas e, à medida que crescem, tornam-se mais claras no centro. Duram normalmente pouco tempo (minutos ou horas) e podem surgir em qualquer parte do corpo. Pode também haver um prurido (coceira) associado. È classificada em aguda, quando dura no máximo até 6 semanas, e crônica se ultrapassa esse período.

3) Como ocorre a urticária?

A urticária surge quando os mastócitos (um tipo de célula de defesa do organismo) libera seu conteúdo (desgranula) devido a um estímulo direto, mecanismos imunológicos, alteração do metabolismo do ácido araquidônico e/ou do sistema do complemento. Com a liberação dos mediadores pelo mastócito, como a histamina, por exemplo, ocorre uma dilatação dos vasos e um aumento da permeabilidade dos mesmos, provocando os sintomas.

4) Quais são os fatores mais comuns que podem provocar urticária?

Os principais fatores que provocam urticária estão relacionados com a ingestão, inalação, infecção ou injeção (4”i”) de agentes irritantes capazes de provocar a desgranulação dos mastócitos. Os mais freqüentes causadores são medicamentos, como as penicilinas, sulfas, antitérmicos, antiinflamatórios, hormônios, aspirina e produtos do sangue. Certos alimentos, como chocolate, ovos, peixes, entre outros também podem proporcionar a formação de urticária. Além desses, doenças, agentes físicos (calor, frio, pressão), distúrbios emocionais e predisposição genética também podem estar associados.

5) Com é feito o diagnóstico de urticária?

O diagnóstico é feito pela visualização das lesões, que são características da urticária. Além disso, a história clínica e exames, como os testes cutâneos, também podem auxiliar no diagnóstico. Nos casos crônicos, pode ser necessária a realização de biópsia das lesões.

6) Qual é o tratamento da urticária?

Deve-se primeiro descobrir o agente causador e tentar eliminá-lo, bem como aqueles que pioram o quadro. Não se deve utilizar medicamentos ou outras substâncias que foram utilizadas antes de iniciarem os sintomas. Se for apenas uma manifestação leve, quando da urticária aguda, apenas os anti-histamínicos e/ou corticóides podem ser suficientes. Mas se intensa, associada a edema de mucosas, pode ser necessária também a adrenalina intravenosa. Alguns tipos específicos de urticária melhoram com o uso de determinados medicamentos, por exemplo: a urticária de pressão melhora com o uso de antiinflamatórios e a urticária solar melhora com o uso de cloroquina e radiação ultravioleta. Para mais informações e orientações, consulte sempre seu médico.

Fonte:

OLIVEIRA, Z.N.P. Urticária in: MARCONDES, E.; VAZ, F.A.C.; RAMOS, J.L.A.; OKAY, Y. Pediatria Básica, 9°ed., Sarvier, S.P,2003: 867-872.