Folhetos de saúde

Alergia medicamentosa

Equipe Editorial Bibliomed

1) O que significa alergia medicamentosa?

O termo alergia medicamentosa se refere a uma reação alérgica causada por medicamentos, desencadeada por nosso sistema imune (sistema de defesa do organismo).

2) Como saber se tenho alergia a um medicamento?

É muito difícil prever se uma pessoa tem ou não alergia a um medicamento, mesmo porque não há testes específicos o suficiente que comprovem isso. A escolha de um medicamento para o tratamento de alguma doença deverá, portanto, ser baseada na necessidade do paciente, levando-se sempre em consideração a possibilidade de alergia.

3) Com que freqüência ocorrem as alergias medicamentosas?

Pode-se dizer que pelo menos 5% dos indivíduos adultos possuem algum tipo de alergia medicamentosa e que muitas pessoas acreditam piamente que têm alergia a algum medicamento. Nota-se que essa manifestação é mais comumente encontrada em mulheres e é menos freqüente nos extremos da vida (crianças pequenas e idosos). Essa última informação parece estar relacionada a menor exposição a fármacos quanto mais jovem e a uma baixa resposta imunológica (do sistema de defesa) dos indivíduos mais velhos.

4) Quais são as formas de atuação do sistema imune nas alergias medicamentosas?

O nosso sistema de defesa pode atuar na alergia medicamentosa de quatro formas até então conhecidas:

• Por meio de mecanismos dependentes de IgE (um tipo de imunoglobulina relacionada à defesa do organismo);Por meio de mecanismos citotóxicos (destruição celular);
• Através de mecanismos envolvendo complexos imunes;
• Através de mecanismos relacionados à resposta celular.

5) Quais os medicamentos que mais freqüentemente ocasionam manifestações de alergia?

Muitos medicamentos podem desencadear reações alérgicas, dentre eles podemos citar:

• Antibióticos (exemplo: penicilina, sulfa, etc.)
• Anticolvulsivantes (exemplo: fenitoína, carbamazepina, barbitúricos)
• Medicamentos utilizados para o tratamento de doenças do aparelho cardiovascular (exemplo: Captopril, metildopa, hidralazina, etc.)
• Antiinflamatórios (exemplo: AAS, aspirina, etc.)
• Outros: contrastes radiológicos, alopurinol, cisplatina, hormônios, etc.

6) Quais os sintomas de uma possível alergia medicamentosa?

Os medicamentos, quando responsáveis pelo desencadeamento de uma resposta alérgica, podem dar diversas manifestações no organismo, desde urticárias até bolhas, acne, ou mesmo a anafilaxia, não existindo um padrão específico.

7) Como saber se é ou não uma alergia medicamentosa?

Para se saber se é ou não uma alergia medicamentosa é de fundamental importância a história: “qual medicamento está usando?”, “está utilizando alguma medicação tópica?”, “fez uso de algum medicamento injetável?”, “já teve alguma alergia a medicamentos antes?”. Lembre-se que praticamente não existem testes que comprovem que uma pessoa é ou não alérgica a algum medicamento. Para mais informações e orientações, consulte sempre seu médico, e nunca use medicamentos sem prescrição médica.

Fonte:

BONNER,J.R. Alergia medicamentosa in: Goldman, L.; Bennett, J. C. Cecil – Tratado de Medicina Interna, 21°ed. Guanabara Koogan. RJ, 2001: 1630-1634.

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Erupções por drogas in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, ARTES MÉDICAS,  São Paulo, 2001:603-619.