Notícias de saúde

Informações sobre aborto medicamentoso no TikTok tendem a ser precisas

17 de julho de 2023 (Bibliomed). Embora você não possa confiar em tudo que lê ou vê nas redes sociais, algumas informações são confiáveis. Pesquisadores da Duke University, nos Estados Unidos, estudaram vídeos populares no site de mídia social TikTok. Os vídeos ofereciam informações sobre como obter um aborto medicamentoso.

Os pesquisadores avaliaram os 100 vídeos mais vistos do TikTok marcados como #abortionpill, #medicalabortion e #medicationabortion. Esses vídeos geralmente descrevem as pílulas, o que é um aborto medicamentoso e como obter esse medicamento.

De acordo com os resultados, cerca de 89% dos vídeos que retratavam informações de saúde pública eram precisos, segundo o estudo. Cerca de 11% eram mistos. Dos 51 vídeos que apresentaram alegações científicas, cerca de 86% eram precisos. Cerca de 14% eram mistos.

Segundo os autores, é importante que as pessoas em estados mais restritivos tenham a oportunidade de aprender sobre abortos medicamentosos, mesmo que não tenham acesso pessoalmente. Eles explicam que as leis norte-americanas que tornaram o acesso ao aborto mais restrito também reduziram o acesso aos serviços de saúde reprodutiva, e o TikTok se mostrou uma maneira de envolver os pacientes e compartilhar informações confiáveis.

Os autores do estudo observaram que o foco na educação em saúde e na precisão das informações sobre o aborto medicamentoso contrasta com alguns outros tópicos de saúde reprodutiva, muito por causa de mudanças feitas pela rede social para adequação às normas das agências de saúde do país.

Fonte: American Journal of Obstetrics & Gynecology. DOI: 10.1016/j.ajog.2023.01.023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários