Notícias de saúde

Não existe medicamento comprovado para COVID-19

04 de maio de 2020 (Bibliomed). Diretrizes emitidas pelas agencias de saúde norte-americanas a cargo do tratamento da pandemia do novo coronavírus naquele país afirmam que não existe medicamento comprovado para o tratamento de pacientes com COVID-19. 

O relatório ecoou o que os médicos frustrados já sabem: não se sabe o suficiente sobre o vírus altamente infeccioso ou como combatê-lo.

Meses depois da pandemia, um painel de especialistas convocado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, concluiu que, sempre que possível, a terapia medicamentosa deve ser administrada como parte de um ensaio clínico, para que os dados possam ser obtidos, coletados para determinar se os tratamentos funcionam.

Mas o painel de especialistas aconselhou especificamente contra vários tratamentos, a menos que eles fossem administrados em ensaios clínicos. Um destes tratamentos foi a combinação do medicamento para a malária, a hidroxicloroquina, com o antibiótico azitromicina, muito promovido politicamente, apesar da falta de evidências de que eles funcionam.

Esses medicamentos devem ser usados apenas em ensaios clínicos "por causa do potencial de toxicidade", disseram os especialistas.

O painel também recebeu conselhos cautelosos sobre a hidroxicloroquina e a droga relacionada cloroquina, mesmo quando administrada sem azitromicina, dizendo que os pacientes que os recebem devem ser monitorados quanto a efeitos adversos, particularmente uma anormalidade no ritmo cardíaco (intervalo QTc prolongado).

Fonte: The New York Times, 21 de abril de 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários