Folhetos de saúde

Espondilite anquilosante – diagnóstico diferencial com a artrite psoriática e com as artropatias enteropáticas

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é espondilite anquilosante?

A espondilite anquilosante é um tipo de espondiloartropatia. Caracteriza-se por um processo inflamatório das articulações da coluna vertebral e dos ossos da bacia (articulação sacroilíaca). Em menor intensidade, também há acometimento das juntas periféricas.

A doença é considerada o distúrbio inflamatório mais comum da coluna vertebral. Porém suas manifestações clínicas podem ser semelhantes a de outras espondiloartropatias, sendo importante realizar-se a diferenciação destas doenças.

Quais os principais diagnósticos diferenciais?

Conforme já relatado, as principais doenças que podem se manifestar de forma semelhante a espondilite anquilosante são as demais espondiloartropatias, a saber: síndrome de Reiter, artrite reativa, artrite psoriática e artropatias enteropáticas.

Tais doenças apresentam uma série de características clínicas, radiográficas e genéticas semelhantes, porém a sua diferenciação é importante para se indicar o melhor tratamento e para se avaliar o prognóstico.

Este folheto evidenciará as duas últimas doenças acima citadas, e as duas primeiras serão contempladas em outro folheto.

O que é artrite psoriática?

A artrite psoriática (ou psoriásica) é uma inflamação articular que afeta os indivíduos portadores de psoríase cutânea. Acredita-se que 5% a 7% dos portadores de psoríase na pele desenvolvam a doença articular.

Trata-se de enfermidade que evolui silenciosa e progressivamente ao longo do tempo. A apresentação clínica é usualmente dividida em 5 categorias:

  1. Oligoartrite: corresponde a 70% dos casos, sendo a inflamação articular unilateral e afeta predominantemente as pequenas juntas das mãos. Pode também manifestar-se nos joelhos ou tornozelos.
  2. Poliartrite: responde por cerca de 15% dos casos, sendo comumente bilateral e simétrica.
  3. Artrite distal: corresponde a 5% dos casos, e caracteriza-se pelo acometimento exclusivo das juntas dos dedos.
  4. Artrite mutilante: responde por 5% dos casos, sendo a forma mais grave de manifestação da doença. Trata-se de artrite erosiva, que atinge as mãos, pés e coluna vertebral.
  5. Espondilite psoriática: ocorre em 5% dos doentes, e suas manifestações assemelham-se as da espondilite anquilosante.

 

O que é artropatia enteropática?

A artropatia enteropática é a doença articular associada às doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa).

A inflamação das articulações (juntas) periféricas é observada em 20% dos doentes, enquanto a inflamação das juntas da coluna vertebral ocorre em 10% a 15% deles.

A artrite periférica é usualmente unilateral, assimétrica e afeta as grandes articulações (joelho, tornozelo, cotovelo). Já a artrite da coluna vertebral é bastante similar a verificada na espondilite anquilosante.

Fontes:

Cush JJ, Lipsky PE. Espondiloartropatias. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 1670 – 1678.

Carvalho MAP. Espondiloartropatias. In: Moreira C, Carvalho MAP. Noções práticas de reumatologia, volume II. Livraria e Editora Health, BH-MG, 1996: 435 – 450.