Notícias de saúde

Estudo indica utilidade do ultra-som para diagnóstico da espondilite anquilosante

26 de setembro de 2007 (Bibliomed). O ultra-som deve ser usado como uma modalidade de imagem de primeira linha em casos suspeitos de artrite reumatóide e outras formas de artrite, principalmente a espondilite anquilosante, doença inflamatória crônica que afeta essencialmente a coluna, de acordo com pesquisadores austríacos. Enquanto isso, segundo eles, o ultrasom com contraste (tradução de contrast-enhanced ultrasound) pode ser capaz de avaliações da vascularidade que se relaciona com a atividade da doença.

A importância dos exames de ultra-som foi atestada em uma revisão de estudos que objetivou descrever o alcance das descobertas relacionadas a esse teste em doenças reumáticas, com respeito ao diagnóstico potencial. Usando o meio do ultrasom com contraste, segundo especialistas, pode-se provar atividade ou inatividade do tecido sinovial, fina membrana que forra e lubrifica as articulações, que é alvo dos novos tratamentos.

Os resultados, publicados na edição de setembro do European Journal of Radiology, sugerem que a atividade sinovial pode ser encontrada tanto em formas erosivas, quanto as não-erosivas de osteoartrites, em formas inflamatórias de doenças das articulações e manifestações periféricas de espondiloartrites, incluindo a espondilite anquilosante.

E esse tipo de ultra-som é eficaz em fazer esse diagnóstico, permitindo um melhor controle e tratamento mais eficaz dessas patologias.

Fonte: Eur J Radiol. 2007 Sep 1; [Epub ahead of print]

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários