Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Ultrassom da Tireóide

O que é?

Um ultrassom da tireóide é um método de imagem usado para observa-se a tireóide - uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, e que regula o metabolismo.

Como este exame é feito?

A ultrassonografia é um método indolor que usa ondas sonoras para gerar imagens do interior do corpo. O exame é feito geralmente no departamento de radiologia ou ultrassom.

O paciente deve se deitar com o pescoço estendido para além do seu limite normal. É colocado um gel lubrificante no pescoço. Em seguida, uma peça do aparelho, chamada de transdutor, é movida sobre a área.

O transdutor emite ondas sonoras. As ondas sonoras atravessam o corpo e ricocheteiam na área a ser estudada (no caso, a glândula tireóide). Um computador analisa o padrão que o som das ondas cria quando são refletidas, e cria uma imagem bidimensional na tela.

Qual a preparação para este exame?

Não existe preparação especial para este exame. Pode haver um pequeno desconforto para o paciente pela posição durante o exame e pela aplicação do gel (que é um pouco frio).

Figura 1: Bócio colóide com doppler

Figura 2: Tireoidite de Hashimoto

Por que este exame é feito?

Um ultrassom da tireóide é feito geralmente quando existe um crescimento anormal desta glândula. O exame pode ajudar no diagnóstico diferencial entre uma cavidade contendo líquido (cisto) e tecido anormal que pode ou não pode ser cancerígeno (um tumor).

Os resultados anormais podem ser devidos a:

  • Cistos
  • Aumento da glândula tiróide (bócio)
  • Nódulos tireoidianos
  • Tumores

Quando os resultados são liberados?

Os exames de ultrassom são interpretados por um médico especialista em imaginologia e os resultados são liberados após esta interpretação. Um laudo do exame é preparado. Este laudo, normalmente, inclui fotografias impressas das imagens obtidas.

Fonte: NIH _ Medline Plus