Notícias de saúde

Biopsia por agulha fina permanece sendo um teste confiável para o diagnóstico de câncer da tireoide

06 de março de 2023 (Bibliomed). A biópsia por agulha fina tem sido um componente importante do diagnóstico e da investigação dos nódulos da tireoide desde a década de 1970. Pacientes que apresentam nódulos tireoidianos preocupantes ao ultrassom são comumente encaminhados para esta biopsia. Há evidências limitadas sobre como a precisão diagnóstica da biópsia por agulha fina mudou desde que se tornou uma parte crítica da avaliação do nódulo tireoidiano.

O objetivo de recente estudo foi realizar uma revisão sistemática e metanálise para estimar a sensibilidade e especificidade da biópsia por agulha fina para o diagnóstico de neoplasias malignas da tireoide em adultos e caracterizar suas mudanças na acurácia ao longo do tempo.

Nesta revisão sistemática e metanálise, publicada em JAMA Surgery, incluindo 16.597 pacientes de 36 estudos, a sensibilidade da biópsia por agulha fina foi de cerca de 86% e a especificidade de 71%. A acurácia diagnóstica da biópsia por agulha fina da tireoide não mudou significativamente ao longo do tempo.

Assim, segundo este estudo, a biópsia por agulha fina permaneceu sendo um teste confiável para o diagnóstico de câncer de tireoide.

Fonte: JAMA Surgery. DOI: 10.1001/jamasurg.2022.4989.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários