Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Monoteste – mononucleose (código da AMB 4.03.07.55-7)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para pesquisa de anticorpos heterófilos do tipo IgM, produzidos em resposta ao vírus Epstein-Barr.

Para que serve: teste inicial diante da suspeita de mononucleose infecciosa ou outro quadro atribuído ao vírus Epstein-Barr. Suspeita-se de mononucleose diante de um quadro de febre, dor de garganta, aumento de linfonodos, redução do apetite, dores musculares, sensação de fraqueza e aumento do baço. Cerca de 70 a 80% dos pacientes com mononucleose infecciosa produzem anticorpos heterófilos e apresentam o monoteste positivo.

Período de positividade do exame: em geral, o monoteste torna-se positivo em 4 semanas após a infecção e diminui após a fase aguda, entretanto pode ser positivo por 6 a 12 meses. - O teste é negativo na maioria dos pacientes imunodeprimidos e pode ser falsamente positivo em pacientes com linfoma, hepatite viral e doenças auto-imunes.

Valor de referência: negativo

Resultados falso-positivos: em raras ocasiões, podem ocorrer resultados falso-positivos em pacientes portadores de leucemia ou linfoma, rubéola, hepatite ou lúpus eritematoso sistêmico.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini

- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.