Notícias de saúde

Doença do beijo: cuidado nesse carnaval!

09 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). No meio da folia, é beijo pra tudo quanto é lado, mas é preciso ter cuidado para não se contaminar com a chamada "doença do beijo".

A mononucleose é uma doença contagiosa, que tem como principal agente causador o vírus Epstein-Barr, e outros como citomegalovírus e toxoplasmose.

Os sintomas incluem fraqueza, cansaço, febre, dor de garganta, aparecimento de placas na garganta, dores no corpo e dor de cabeça. Na fase inicial, os sintomas se assemelham a outras doenças infectocontagiosas, mas na mononucleose aparecem caroços, especialmente na região do pescoço, além de manchas no corpo.

A maioria das pessoas se recupera completamente, mas algumas podem desenvolver complicações mais graves, como inflamação do baço e/ou do fígado, problemas hematológicos e, em casos raros, ruptura do baço, inflamações cardíacas e comprometimento neurológico.

O diganóstico é feito pelo médico, e o tratamento inclui repouso, hidratação adequada, analgésicos para alívio da dor e febre, e, em alguns casos, uso de corticoides para reduzir a inflamação.

A melhor forma de evitar a contaminação é evitar contato direto com pessoas contaminadas, tanto através do beijo quanto pelo compartilhamento de bebidas, comidas e itens de uso pessoal, além de manter as mãos sempre higinenizadas.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários