Picos de pressão arterial durante o exercício podem indicar doença cardíaca

Comment

Esporte

Homens e mulheres de meia idade que desenvolvem pressão alta enquanto realizam exercícios moderados podem ter maior risco de sofrer uma doença cardíaca, sugere um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos (EUA).

O estudo analisou a ligação entre os níveis de pressão arterial e o tempo necessário para que a pressão alta voltasse ao normal, para quase 2.000 pessoas inscritas em um importante estudo de saúde cardíaca dos EUA. Os participantes tinham em média 58 anos de idade, cerca de um quarto eram obesos e cerca de um terço apresentava hipertensão no início do estudo.

Todos os participantes foram testados quanto a alterações na pressão arterial enquanto corriam em um nível "submáximo" em uma esteira por três minutos seguidos. Suas leituras de pressão arterial foram realizadas no meio da sessão de exercícios e, em seguida, a taxa na qual a pressão arterial voltou ao normal ("recuperada") foi registrada quando eles deitavam de costas após o exercício.

A pressão arterial mais alta durante o exercício foi associada a um risco maior de desenvolver hipertensão nos 12 anos do estudo. Além disso, os atrasos na recuperação da pressão arterial após o exercício também foram associados a um maior risco de doenças cardíacas e morte durante o período do estudo.

Para os pesquisadores, a maneira como a pressão arterial muda durante e após o exercício fornece informações importantes sobre a possibilidade de desenvolver doenças no futuro, e, por isso, as pessoas devem conhecer sua pressão arterial, conversar com seu médico sobre mudanças nessa durante e após exercícios e seguir um estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular, para reduzir o risco de doença cardíaca mais tarde na vida.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.119.015554.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *