Luz azul de TVs, laptops e telefones pode acelerar o envelhecimento

Comment

Tecnologia

A exposição à luz azul de laptops, telefones e TVs pode alterar a estrutura celular, prejudicando o corpo humano e acelerando o processo de envelhecimento, sugere um novo estudo realizado na Oregon State University, nos Estados Unidos.

Para entender por que a luz azul de alta energia é responsável por acelerar o envelhecimento em moscas da fruta, os cientistas compararam os níveis de metabólitos em moscas expostas à luz azul por duas semanas com aquelas mantidas no escuro.

Os pesquisadores descobriram que a exposição à luz azul causou diferenças significativas nos níveis de metabólitos – substâncias químicas que são essenciais para que as células funcionem corretamente – conforme medido nas células das cabeças das moscas.

Além disso, os níveis do metabólito succinato aumentaram, mas os níveis de glutamato foram reduzidos. O succinato é essencial para produzir o combustível para a função e o crescimento de cada célula, e altos níveis dele após a exposição à luz azul podem ser comparados ao gás estar na bomba, mas não entrar no carro, explicam os autores. O glutamato, por sua vez, é responsável pela comunicação entre os neurônios.

Para os autores, essas mudanças nas vias metabólicas vitais sugerem que as células estão operando em um nível abaixo do ideal, de acordo com os pesquisadores, e isso pode causar sua morte prematura. Agora, eles pretendem estudar s efeitos da exposição à luz azul diretamente nas células humanas para ver se elas mostram mudanças semelhantes nos metabólitos envolvidos na produção de energia.

Fonte: Frontiers in Aging. DOI: 10.3389/fragi.2022.983373.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *