Uma técnica chamada microagulhamento pode ajudar a melhorar a aparência de cicatrizes cirúrgicas, especialmente se for feita alguns meses após o procedimento cirúrgico.
Microagulhamento é um procedimento cujo nome técnico é indução percutânea de colágeno minimamente invasiva, em que os médicos usam um dispositivo portátil equipado com uma pequena agulha para criar microperfurações na pele. O objetivo é estimular os mecanismos naturais de reparo da pele – incluindo a produção de colágeno, uma proteína que ajuda a pele a ficar firme e macia. Dermatologistas e cirurgiões plásticos usam microagulhamento para tratar problemas de pele como rugas, estrias e cicatrizes de acne ou procedimentos cirúrgicos.
O estudo envolveu 25 pacientes que buscavam tratamentos para cicatrizes de diferentes tipos de cirurgia. Todas as pacientes iniciaram sua primeira de três sessões de microagulhamento, juntamente com um regime de cuidados com a pele, dentro de seis a 16 semanas após a cirurgia.
Dezesseis semanas após o primeiro tratamento, todas as pacientes estavam apresentando melhorias em sua cicatriz – com base em escalas padrão que medem as avaliações do médico e do paciente. Mas, em média, os pacientes que iniciaram o microagulhamento mais cedo – seis a sete semanas após a cirurgia – tiveram uma aparência de cicatriz melhor do que os pacientes que iniciaram o tratamento mais tarde (13 a 16 semanas após a cirurgia).
Fonte: Plastic and Reconstructive Surgery. DOI: 10.1097/PRS.0000000000009466.