Monitores de pressão caros não são mais eficazes que os básicos

Comment

Tecnologia

Quando se trata de medir a pressão arterial em casa, os dispositivos inteligentes com muitos recursos não são melhores do que os monitores antigos, que custam muito menos. Esta é a principal descoberta de um novo estudo que comparou dispositivos de alta tecnologia que se conectam ao seu smartphone e fornecem outras informações úteis de saúde com manguitos básicos que exibem apenas a pressão arterial.

Para o estudo, mais de 2.000 pessoas com pressão alta usaram qualquer dispositivo por seis meses. Em ambos os grupos, a queda média da pressão sistólica foi de cerca de 11 mm Hg. A pressão sistólica, o número superior em uma leitura de pressão arterial, indica quanta pressão seu sangue está exercendo contra suas artérias quando bate.

A maioria dos participantes ficou satisfeita com o dispositivo que receberam. Então, o que faz a diferença ao usar um aparelho de pressão arterial em casa? Para os autores, ter uma equipe clínica ou gerentes de atendimento que ensinem como usar o dispositivo ajuda. No estudo, os pesquisadores não ensinaram as pessoas a usar os dispositivos.

Os autores aconselham as pessoas que estão começando a monitorar sua pressão arterial em casa a verificá-la algumas vezes ao dia durante cinco dias e registrar as leituras para que se tenha uma noção da pressão arterial habitual.

Se não for tratada ou tratada, a pressão alta pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames, mas especialistas dizem que menos da metade dos pacientes com a doença a tem sob controle. Agora, os pesquisadores estão trabalhando em uma nova tecnologia capaz de medir a pressão arterial ao longo do tempo sem que seja necessário esforço por parte do paciente.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2022.3355.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *