Estudo identifica variantes genéticas que influenciam a altura

Comment

Tecnologia

A resposta para a altura de uma criança é tipicamente uma estimativa baseada na média das alturas dos pais. Contudo, um estudo australiano que incluiu mais de 5 milhões de pessoas descobriu que mais de 12.000 variantes genéticas influenciam a altura.

Cerca de 600 pesquisadores trabalharam no que foi descrito como o maior estudo de associação genômica (GWAS) de todos os tempos, analisando dados de 5,4 milhões de pessoas. Segundo os pesquisadores, a pesquisa pode ajudar a diagnosticar possíveis problemas de saúde em crianças ou ajudar a polícia a estimar a altura de um suspeito por meio de seu DNA.

Os pesquisadores explicam que os polimorfismos comuns de nucleotídeo único (SNPs) expliquem coletivamente 40-50% da variação fenotípica na altura humana. Usando dados de um estudo de associação de todo o genoma de indivíduos de diversas ascendências, os pesquisadores mostraram que 12.111 SNPs independentes que estão significativamente associados à altura representam quase toda a herdabilidade comum baseada em SNP.

No geral, o estudo fornece um mapa abrangente de regiões genômicas específicas que contêm a grande maioria das variantes comuns associadas à altura.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-022-05275-y.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *