Isolamento social e solidão aumentam risco de ataque cardíaco

Comment

Comportamento

O isolamento social e a solidão colocam as pessoas em um risco 30% maior de ataque cardíaco, derrame ou morte, alerta uma nova declaração científica da American Heart Association. O documento também destaca a falta de dados sobre intervenções que possam melhorar a saúde do coração em pessoas isoladas ou solitárias.

Isolamento social é ter contato pessoal pouco frequente com pessoas para relacionamentos sociais, como familiares, amigos ou membros da mesma comunidade ou grupo religioso. Solidão é quando a pessoa sente que está sozinha ou tem menos conexão com os outros do que deseja.

Para investigar a relação entre isolamento social e saúde do coração, vasos sanguíneos e cérebro, os pesquisadores revisaram pesquisas sobre isolamento social publicadas até julho de 2021.

Os resultados indicaram que o isolamento social e a solidão são fatores frequentes, mas subestimados, que afetam o coração, os vasos sanguíneos e o cérebro. A falta de conexões sociais está associada a um maior risco de morte prematura por qualquer causa, principalmente em homens.

As pessoas menos conectadas socialmente eram mais propensas a apresentar sintomas físicos de estresse crônico. O isolamento e a solidão estão ligados ao aumento da inflamação. Ao avaliar os fatores de risco para o isolamento social, é importante lembrar que a depressão pode causar isolamento, e o isolamento pode aumentar a probabilidade de depressão.

O isolamento social na infância está ligado ao aumento dos fatores de risco para a saúde do coração, incluindo obesidade, pressão alta e níveis elevados de açúcar no sangue. Transporte, moradia, descontentamento familiar, pandemia e desastres naturais são alguns fatores sociais e ambientais que afetam as interações sociais.

A evidência mais forte aponta para uma conexão entre isolamento social, solidão e morte por doença cardíaca e derrame, com um risco 32% maior de derrame e morte por derrame e um risco 29% maior de ataque cardíaco. Juntamente com os comportamentos que têm um efeito prejudicial na saúde do coração e do cérebro, o isolamento e a solidão estão ligados a níveis mais baixos de atividade física autorrelatada e a uma menor ingestão de frutas e vegetais. Além disso, vários grandes estudos encontraram ligações significativas entre a solidão e uma maior probabilidade de fumar.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.122.026493.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *