Filmes populares refletem a dieta pouco saudável dos Estados Unidos

Comment

Comportamento

Os alimentos exibidos em filmes populares nas últimas décadas refletiram uma dieta geralmente pouco saudável dos Estados Unidos, disseram pesquisadores da Universidade de Stanford em estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram como os 250 filmes de maior bilheteria de Hollywood de 1994 a 2018 mostraram comida na tela. Eles descobriram que alimentos com alto teor de açúcar, lanches salgados e bebidas alcoólicas apareciam com frequência e em porções maiores do que o recomendado, falhando nas diretrizes de nutrição do governo dos EUA.

O estudo também descobriu que os alimentos e bebidas exibidos em grande parte também não atendiam aos padrões de publicidade juvenil britânicos, desde que o país começou a restringir a publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis ​​a públicos menores de 16 anos.

Psicólogos de Stanford observaram a influência da mídia porque estavam interessados ​​em saber por que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não segue uma dieta saudável, embora saibam que seria melhor para eles. Os pesquisadores explicam que a dieta predominante da sociedade geralmente molda o que os estúdios vão representar em seus filmes. Contudo, ao mesmo tempo, os filmes influenciam as preferências do público, seus comportamentos e imaginação. Dessa forma, restringir quais alimentos e bebidas podem ser retratados na mídia cultural, seria uma alternativa para estimular a alimentação mais saudável.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2020.5421.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *