Artigos de saúde

Transtorno Bipolar

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento

Introdução

O Transtorno Bipolar é uma doença psiquiátrica crônica caracterizada pela alternância, algumas vezes súbitas, de episódios de depressão e euforia. A prevalência estimada do Transtorno Bipolar é de 1% a 2,4% na população mundial, se manifestando, comumente, em adultos jovens, mas podendo afetar pessoas mais velhas.

É considerado um transtorno que pode levar à incapacidade e mortalidade prematura, muito em decorrência do suicídio.

Causas

Não se sabem qual é a causa exata do Transtorno Bipolar, mas estudos sugerem que pode estar relacionada a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores. Esse desequilíbrio pode indicar a base genética ou hereditária do distúrbio, mas fatores ambientais, como o uso de o uso de substâncias psicoativas (anfetaminas, álcool e cocaína, etc), também podem levar ao seu desenvolvimento.

Sintomas

O principal sintoma do Transtorno Bipolar é a alternância de episódios de mania e hipomania. O paciente, durante o episódio de mania, apresenta um aumento da energia, euforia, uma alegria intensa e felicidade fora do normal. Ele pode, também, ter ideias de grandeza, superioridade ou elevada autoestima e autoconfiança excessiva, que pode atingir um grau fora da realidade, além de irritabilidade e impulsividade exacerbada.

Quando está em um episódio de mania, há a diminuição da necessidade de sono, comportamento sexual excessivo, descontrole nos gastos e atitudes sem a percepção de sua inadequação, podendo apresentar agressividade, distração e falta de concentração.

Esse estado pode mudar abruptamente, e o paciente entrar em um episódio de depressão caracterizado por tristeza profunda, perda de interesse por tudo, pensamentos negativos que podem ser intensos ao ponto de configurar um delírio. O paciente pode apresentar problemas no sono, que variam de insônia a sono excessivo; alterações na alimentação, com o aumento do consumo de alimentos para aliviar a ansiedade; diminuição da libido; perda do prazer; fadiga excessiva, e desinteresse por todas as atividades cotidianas.

Os sintomas podem se manifestar de forma variada, não acontecendo, necessariamente, de forma alternada, e podem durar dias ou semanas.

Diagnóstico

O diagnóstico do Transtorno Bipolar é considerado complexo dentro da psiquiatria, e pode demorar, em média, dez anos para ser estabelecido. Por isso, podem ocorrer diagnósticos e tratamentos equivocados. Alguns fatores podem dificultar o diagnóstico, como a ausência de comunicação entre os profissionais envolvidos no acompanhamento do paciente, o desconhecimento sobre a doença, bem como o preconceito e a autoestigmatização.

Para chegar a um diagnóstico conclusivo, o psiquiatra analisa o histórico do paciente, assim como o histórico familiar de perturbação do humor ou suicídio e ausência de resposta ao tratamento com antidepressivos.

Tratamento

O Transtorno Bipolar é uma doença crônica, que não tem cura, mas pode ser tratada. O tratamento depende da fase da doença, e podem envolver estabilizadores do humor, anticonvulsivantes e antipsicóticos nos momentos de mania; e de antidepressivos devidamente associadas com estabilizadores do humor e por curto período de tempo, nos episódios de depressão.

A adesão ao tratamento é fundamental para reduzir a recorrência de crises, controlar os sintomas e evolução do transtorno, além da intensidade dos eventuais episódios.

Copyright © Bibliomed, Inc.