Notícias de saúde
22 de maio de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), estão iniciando um estudo para investigar se a dieta cetogênica pode ajudar a estabilizar o humor de adolescentes e jovens adultos com transtorno bipolar. Estudos preliminares com adultos mostraram melhorias no humor e na função cognitiva, mas esta será a primeira pesquisa voltada especificamente para pessoas entre 12 e 21 anos com bipolaridade.
O estudo, com duração de 16 semanas, acompanhará cerca de 40 participantes diagnosticados com transtorno bipolar tipo 1, tipo 2 ou não especificado. Durante esse período, eles seguirão uma dieta cetogênica, enquanto continuam tomando seus estabilizadores de humor habituais. Mensalmente, os pesquisadores avaliarão sintomas de depressão, mania, ansiedade e psicose, além da qualidade de vida dos voluntários. Também serão coletadas amostras diárias de sangue para medir indicadores metabólicos.
A dieta cetogênica é caracterizada pelo alto consumo de gorduras e baixa ingestão de carboidratos, levando o organismo a utilizar a gordura como principal fonte de energia. Alguns estudos sugerem que essa mudança metabólica pode ter efeitos positivos sobre o humor e a função cerebral.
Além de testar os efeitos da dieta sobre o transtorno bipolar, os pesquisadores querem verificar se os jovens conseguem aderir a essa alimentação rigorosa. Se os resultados forem promissores, novas pesquisas poderão comparar a eficácia da dieta cetogênica com outros tipos de alimentação, como a dieta mediterrânea.
O estudo, financiado pela Baszucki Family Foundation, será realizado em parceria com instituições como a Universidade de Pittsburgh e a Universidade do Colorado. Os pesquisadores esperam que os resultados possam abrir novas possibilidades de tratamento para o transtorno bipolar na juventude.
Fonte: University of California, Los Angeles (UCLA), Health Sciences.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também