Artigos de saúde

Infecção Urinária

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento
- Prevenção

Introdução

A infecção urinária é uma infecção que acomete qualquer parte do sistema urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra. É definida como a presença de microorganismos em alguma parte desse sistema. Quando acomete os rins, é conhecida como pielonefrite; quando é a bexiga, é conhecida como pielonefrite; na uretra é a uretrite; e quando acomete a próstata, é denominada prostatite. Apesar de poder aparecer em pessoas de qualquer idade e sexo, é mais comum em mulheres

Causas

A infecção urinária ocorre quando os microorganismos, na maioria dos casos bactérias, "sobem" pela uretra e atingem a bexiga, os ureteres e os rins. A bactéria que mais comum é a chamada Escherichia coli, e faz parte da flora intestinal normal.

Normalmente, a urina não apresenta nenhum microorganismo. A presença de qualquer microorganismo na urina pode levar ao desenvolvimento de infecções. Algumas pessoas, em especial as mulheres, podem apresentar bactérias na urina e não desenvolverem infecção urinária propriamente dita, sendo completamente assintomáticas. Esses casos são chamados de "bacteriúria assintomática" e adquirem especial importância em grávidas.

Um fator de extrema importância no desenvolvimento da infecção urinária é a estase urinária. Isso acontece quando há uma dificuldade de esvaziamento da bexiga, e a urina fica acumulada por muito tempo. Isso favorece a proliferação de bactérias na urina, levando ao desenvolvimento de infecções.

Sintomas

Normalmente, o ato de urinar (micção) é voluntário e não acompanhada de dor. A presença de alguns sintomas associados ao ato de urinar leva o médico a pensar em ITU. São eles:

-  Dor ao urinar;
- Ardência na uretra durante a micção;
- Dificuldade para iniciar a micção;
- Urgência miccional: quando a pessoa sente uma vontade súbita de urinar;
- Ato de urinar várias vezes ao dia e em pequenas quantidades;
- Urina com mau cheiro, de coloração alterada;
- Pode haver eliminação de sangue na urina, que fica avermelhada, acastanhada.

A pessoa pode sentir dor na parte baixa do abdome, associada ou não ao ato de urinar. Quando a infecção acomete o rim, o quadro é bem mais grave e o paciente apresenta febre, calafrios, dor lombar (dor nas costas), náuseas, vômitos.

Em crianças os sintomas nem sempre são evidentes e, algumas vezes, elas apresentam sintomas em locais não relacionados ao sistema urinário, podendo, ainda, ter febre, falta de apetite, parada de crescimento e perda de peso.

Diagnóstico

Ao apresentar qualquer sintoma, a pessoa deve buscar atendimento médico. É realizado um exame físico e solicitado um exame de urina, que é capaz de mostrar a presença de bactérias na urina e também outros sinais que ajudam a fazer o diagnóstico. Juntamente com o exame de urina rotina costuma-se solicitar uma cultura (urocultura), que pode mostrar proliferação de bactérias e permite identificar qual é a causadora da doença.

Em alguns casos, principalmente em crianças e pacientes com histórico recorrente de infecções urinárias, é importante a realização de exames de imagem, como o ultrassom, o raio X com contraste das vias urinárias (urografia excretora) ou outros. Eles ajudam a diagnosticar defeitos congênitos das vias urinárias que podem favorecer o desenvolvimento de infecções.

Tratamento

O tratamento da infecção urinária é feito com antibióticos, que são indicados após o resultado do exame de cultura de urina. Excetuando-se os casos de infecção dos rins, quando os antibióticos são dados por via venosa, os outros casos podem ser tratados com medicamentos por via oral. A duração do tratamento depende do tipo de infecção urinária e do antibiótico escolhido, podendo durar 3, 7 10 ou 14 dias. É importante que o paciente faça o tratamento durante todo o período prescrito pelo médico, para evitar a recorrência do quadro.

Em pessoas que apresentam infecção urinária de repetição (três ou mais episódios em 12 meses), pode-se indicar o uso de antibiótico profilático. Isso significa que a pessoa vai tomar antibiótico diariamente, com o objetivo de evitar o desenvolvimento da infecção.

A bacteriúria assintomática, isto é, a presença de bactérias na urina na ausência de infecção de urina instalada, geralmente não necessita tratamento. A exceção são as gestantes, em que todos os casos de bacteriúria assintomática devem ser tratados com antibióticos, porque essas pacientes desenvolvem mais frequentemente infecções dos rins, que são bastante danosas para a paciente.

Durante a investigação das infecções urinárias, pode-se encontrar defeitos congênitos ou adquiridos das vias urinárias, os quais podem favorecer a infecção urinária de repetição. Alguns desses pacientes podem ser tratados cirurgicamente.

Prevenção

Algumas atitudes são de extrema importância na prevenção da infecção urinária:

- Ingerir bastante líquido (média de dois litros por dia);
- Evitar reter a urina, urinando sempre que a vontade surgir;
- Prática de relação sexual protegida;
- Urinar após relações sexuais;
- Evitar o uso indiscriminado de antibióticos, sem indicação médica.

Para as mulheres:

- Limpar-se sempre da frente para trás, após usar o banheiro;
- Lavar a região perianal após as evacuações;
- Evitar o uso de absorventes internos;
- Evitar a realização de "duchas", "chuveirinhos";
- Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético, preferir as de algodão;
- Usar roupas mais leves para evitar transpiração excessiva na região genital.

Copyright © Bibliomed, Inc. 19 de maio de 2021.