Notícias de saúde
15 de outubro de 2021 (Bibliomed). O ex-presidente Bill Clinton foi internado em um hospital da Califórnia para receber tratamento para uma infecção não relacionada ao COVID-19. Aos 75 anos, Clinton foi diagnosticado com uma infecção urinária que se espalhou para sua corrente sanguínea.
Infecção urinária é qualquer infecção por micro-organismos que acometa alguma parte do trato urinário. Ela pode acometer crianças, homens e mulheres, mas é mais comum nessas últimas, devido às características anatômicas. Os sintomas mais comuns são a necessidade frequente de urinar, mas com pouca eliminação de urina por micção, que é acompanhada por ardor, dores na bexiga, costas e baixo ventre. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar febre e sangue na urina. Em boa parte dos casos, o organismo consegue eliminar a infecção sozinho, mas, caso isso não ocorra, o tratamento é feito através do uso de antibióticos.
No caso do ex-presidente norte-americano, a infecção se espalhou pelo sangue, o que resultou na necessidade de intervenção médica. Isso porque a infecção no sangue pode fazer com que os micro-organismos afetem outros órgãos, podendo levar a complicações, falência de órgãos e até mesmo à morte. Nestes casos, o paciente pode apresentar febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, perda de memória, confusão mental, tontura, calafrios, dificuldade para respirar e vômitos.
Segundo um porta-voz de Clinton, o ex-presidente encontra-se em recuperação, de bom humor e se mostra grato à equipe do hospital que o está acompanhando. Os médicos disseram que ele foi colocado na UTI por privacidade e segurança, não porque precisasse de cuidados intensivos.
Fonte: United Press International. October 15, 2021.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também