Artigos de saúde

Atividade Física - Perguntas e Respostas

Pergunta: Por que atividade física é tão importante para minha saúde?

Resposta: A atividade física moderada regular é uma das maneiras mais simples de melhorar e manter sua saúde. Tem o potencial de prevenir e controlar certas doenças como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e osteoporose. Ser fisicamente ativo aumenta o seu nível de energia, ajuda a reduzir a tensão e diminui os níveis de colesterol e pressão arterial. Também diminui o risco para alguns cânceres, especialmente o câncer de cólon. A atividade física regular promove o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e jovens. Aumenta a confiança, a auto-estima e os sentimentos de realização; os adultos mais idosos se beneficiam tanto de hábitos saudáveis ao longo de suas vidas, como de mudanças recentes na atividade física. É importante para envelhecer de maneira saudável, melhora e mantém a qualidade de vida e a independência. A atividade física diária ajuda as pessoas com algum tipo de incapacidade, melhorando a mobilidade e os níveis de energia. Também pode prevenir ou reduzir certos graus de incapacidade.

Pergunta: O que você quer dizer com "atividade física"?

Resposta: Atividade física é qualquer movimento do corpo que resulta em um gasto de energia (calorias). De uma maneira simples, mova-se! Quando você faz uma caminhada vigorosa, joga, patina, limpa a casa, dança, ou sobe uma escada, você está se movendo em direção à saúde.

Pergunta: O estilo de vida sedentário é realmente um problema de saúde público mundial? Não existem prioridades de saúde mais importantes, especialmente em países pobres?

Resposta: A falta de atividade física é uma importante causa subjacente de morte, doença, e incapacidade. Dados preliminares de um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) a respeito de fatores de risco sugerem que a inatividade, ou estilo de vida sedentário, é um das 10 principais causas mundiais de morte e incapacidade. Mais de dois milhões de mortes por ano são atribuíveis à inatividade física. Mundialmente as estatísticas mostram que entre 60% e 85% de adultos simplesmente não são ativos o bastante para beneficiar a própria saúde. Estilos de vida sedentários aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, e obesidade, e substancialmente aumentam os riscos de câncer de cólon, pressão alta, osteoporose, depressão e ansiedade.

Nas cidades rapidamente crescentes do mundo em desenvolvimento, aglomerando, pobreza, crime, tráfego, má qualidade do ar,falta de parques, calçadões, de instalações esportivas e recreativas e de outras áreas seguras tornam a atividade física uma escolha difícil. Por exemplo, em São Paulo, no Brasil, 70% da população é inativa. Até mesmo nas áreas rurais dos países em desenvolvimento os passatempos sedentários, como assistir televisão, são cada vez mais populares.

Além de outras mudanças no estilo de vida, as conseqüências são o aumento dos níveis de obesidade, diabetes, e doenças cardiovasculares. Países de média e baixa renda sofrem o maior impacto destas e outras doenças de comunicação não-obrigatória - 77% do número total de mortes causadas por doenças de comunicação não-obrigatória acontecem em países em desenvolvimento. Estas doenças estão aumentando. Elas terão um grave efeito crescente em sistemas de cuidados de saúde, recursos, e economias nos diversos países do mundo. Muitos países que já estão lutando para administrar o impacto de doenças infecciosas e outros desafios causados em decorrência do desenvolvimento serão forçados a gastar os seus já escassos recursos para lidar com doenças de comunicação não-obrigatória.

Pergunta: De quanta atividade física eu preciso à fim de melhorar e manter minha saúde?

Resposta: Qualquer quantidade de atividade física lhe fará sentir bem. A quantidade mínima de atividade física necessária para a prevenção de doenças é de aproximadamente 30 minutos de atividade moderada, diariamente. Para as pessoas que contam calorias, isto se traduz em aproximadamente 150 calorias por dia. Porém, você pode busca a Saúde sem contar calorias. A fórmula é simples: pelo menos meia hora de atividade física moderada a cada dia. Isto pode significar descer do ônibus duas paradas antes a caminho de trabalho, para uma caminhada de 20 minutos e uma parada antes ao voltar para casa de modo a caminhar por mais outros 10 minutos.

Dez minutos de limpeza da casa duas vezes ao dia mais 10 minutos de ciclismo. Um jogo de basquetebol de 30 minutos ou dançar com seus irmãos, irmãs, amigos, ou filhos. Se você está iniciando a atividade física, você poderá começar com alguns minutos de atividade por dia e gradualmente aumentar seu passo e atingir até 30 minutos. Lembre-se que meia hora é apenas a recomendação mínima. Claro que quanto mais tempo você empregar "Movendo para a Saúde", mais você irá lucrar. O mais importante é se mover!

Pergunta: O que pode ser feito?

Resposta: A maioria das doenças de comunicação não-obrigatória é evitável. Ações individuais e governamentais podem ser salvadoras. Tornar-se fisicamente ativo é um passo importante em direção a alcançar a Saúde. Porém, a inatividade física não é somente resultante das escolhas de estilo de vida de um indivíduo. A falta de segurança nas áreas livres, quadras esportivas e playgrounds de escola podem tornar difícil fazer uma atividade física, se não às vezes impossível. Além disso, o comportamento das pessoas é influenciado pelo conhecimento insuficiente sobre atividade física e seus benefícios.

Por causa de orçamentos insuficientes, os governos freqüentemente não educam o público sobre os riscos do estilo de vida sedentário.Políticas governamentais e programas podem ter um grande impacto na capacidade das pessoas em influenciar a sua própria saúde. Para promover a atividade física, uma comunidade deveria priorizar a construção de parques e espaços abertos, água e ar limpos, ruas atraentes e seguras, e uma vida pública vibrante. Isto requer o compromisso, ação e cooperação do setor de saúde como também de outros setores: transporte, ambiente, planejamento urbano e policiamento.

Muitas cidades do mundo demonstraram que podem ser criadas mais oportunidades para "Mover para Saúde". Avenidas ao longo dos rios em Paris, França, são fechadas aos carros durante o verão, para pedestres, patinadores, e ciclistas. Em Bogotá, Colômbia, uma lei municipal permite que a avenida principal da cidade seja fechada ao tráfico de automóveis todos os domingos. A Cruz Vermelha em Genebra, Suíça, empresta gratuitamente bicicletas ao público durante o verão.

Pergunta: O que eu posso fazer?

Resposta: É fácil, divertido, grátis, e virtualmente qualquer um pode fazer … caminhar rapidamente, andar de bicicleta e dançar são apenas alguns modos de ser fisicamente ativo. Você pode se movimentar na escola, em casa ou no trabalho. Use as escadas ao invés do elevador (pelo menos para descer!). Faça exercícios simples de alongamento enquanto assentado em sua mesa de trabalho, em pé no seu local de trabalho, ou ao falar ao telefone. Caminhe, corra ou vá de bicicleta para lugares onde você poderia ter ido de carro ou de ônibus.

Muitas das atividades que você pode fazer em casa são bastante úteis: lave as janelas, pinte as paredes, varra a casa ou passe o aspirador de pó, limpe o jardim ou corte a grama, caminhe com o cachorro. Você pode fazer atividades físicas até mesmo enquanto assiste televisão: pule corda, faça step, pedale uma bicicleta ergométrica, caminhe na esteira. Ou simplesmente dance! Sua meta deverá a de ser ativo diariamente pelo menos durante 30 minutos. Procure mais informações e aconselhamento em sua vizinhança, centros comunitários, hospitais ou centros de saúde, ginásios ou playgrounds.

Fonte: Organização Mundial de Saúde - Dia Mundial da Saúde - 7 de abril de 2002.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.                 06 de abril de 2002.