Notícias de saúde

Qual a relação entre atividade física e risco de depressão?

21 de julho de 2022 (Bibliomed). A depressão afeta aproximadamente 280 milhões de pessoas em todo o mundo e foi responsável por mais de 47 milhões de anos de vida ajustados por incapacidade em 2019. Além do suicídio, a depressão acelera a mortalidade por doenças coexistentes. A depressão é a principal causa da carga de doenças relacionadas à saúde mental e pode ser reduzida pela atividade física, mas a relação dose-resposta entre atividade e depressão é incerta.

Um estudo recentemente publicado na revista JAMA Psychiatry realizou uma revisão sistemática e metanálise entre a associação dose-resposta da atividade física e depressão incidente, a partir de estudos prospectivos publicados de adultos.

Esta revisão sistemática e metanálise de 15 estudos prospectivos, incluindo mais de 2 milhões de pessoas-ano, mostrou uma associação curvilínea inversa entre atividade física e depressão incidente, com maiores diferenças de risco em níveis mais baixos de exposição. Adultos que atendem às recomendações de atividade física (equivalente a 2,5h/semana de caminhada rápida) apresentaram menor risco de depressão, em comparação com adultos que não relataram atividade física.

Portanto, neste estudo, doses relativamente pequenas de atividade física foram associadas a riscos substancialmente menores de depressão.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.0609.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários