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Atividade física melhora função executiva de crianças

20 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo explorou se a adesão às diretrizes da Academia Americana de Pediatria para dieta e atividade física teria alguma relação com a capacidade das crianças de lembrar, planejar, prestar atenção, alternar entre tarefas e regular seus próprios pensamentos e comportamentos, um conjunto de habilidades conhecido como função executiva. Estudos anteriores ligaram a adesão às diretrizes para níveis de atividade física, tempo de tela e qualidade da dieta com função executiva em crianças em idade escolar ou adolescentes.

O estudo descobriu que crianças de 24 meses que passavam menos de 60 minutos olhando para telas todos os dias e aquelas que praticavam atividade física diária tinham melhor função executiva do que aquelas que não atendiam às diretrizes.

As famílias das 356 crianças da nova pesquisa são participantes do estudo de coorte STRONG KIDS 2, um olhar de longo prazo sobre os fatores interdependentes que predizem hábitos alimentares e trajetórias de peso de crianças que são acompanhadas desde o nascimento a 5 anos. O estudo usa pesquisas dos pais e dados sobre as crianças coletados em oito momentos ao longo de cinco anos, inclusive quando as crianças têm 24 meses de idade. Foi pedido aos pais que relatassem vários aspectos dos hábitos diários de seus filhos, incluindo quanto tempo eles olhavam para as telas, quão fisicamente ativos eles eram, se eles ingeriam pelo menos cinco porções de frutas e vegetais e se eles se abstinham de beber açúcar e bebidas adoçadas.

Os pais também responderam a uma pesquisa padrão projetada para medir a função executiva em crianças pequenas. Essas perguntas pediam que avaliassem a capacidade do filho de planejar e organizar seus pensamentos, regular suas respostas emocionais, inibir impulsos, lembrar de informações e mudar a atenção entre as tarefas.

Os autores da pesquisa descobriram que as crianças que passam menos de 60 minutos de tempo de tela por dia têm uma capacidade significativamente maior de controlar ativamente sua própria cognição do que aquelas que passam mais tempo olhando para telefones, tablets, televisores e computadores. Elas tinham maior controle inibitório, memória de trabalho e função executiva geral.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.08.026.

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