Notícias de saúde

ChatGPT é mais empático que médicos ao responder pacientes

29 de novembro de 2023 (Bibliomed). Apesar de pouco tempo, a inteligência artificial (IA) conhecida como ChatGPT tem se mostrado uma ferramenta que veio para mudar a relação entre homem e máquina. A IA demonstra acesso quase instantâneo a informações detalhadas sobre quase qualquer assunto, tudo em frases completas de conversação, muitas vezes entregues em uma voz que soa humana.

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, essa nova tecnologia pode mudar de forma definitiva a medicina. No estudo, os pesquisadores analisaram a capacidade de fornecer informações médicas de qualidade aos pacientes e, ao mesmo tempo, que sejam repassadas de com compaixão e compreensão.

Os autores compararam respostas de médicos e da IA a quase 200 perguntas médicas, e descobriram que quase 80% das respostas do ChatGPT eram mais sutis, precisas e detalhadas do que as compartilhadas pelos médicos. Enquanto menos de 5% das respostas dos médicos foram consideradas "empáticas" ou "muito empáticas", esse número subiu para 45% nas respostas fornecidas pela IA.

Para a análise, os pesquisadores buscaram uma amostragem aleatória de perguntas médicas que já haviam sido postadas no fórum "AskDocs" na plataforma de mídia social Reddit. O fórum aberto tem mais de 450.000 membros que o procuram regularmente para obter respostas moderadas de médicos comprovados. As perguntas incluíam preocupações sobre se engolir um palito pode ser fatal; o que fazer com o inchaço da cabeça após bater em uma barra de aço; e como lidar com uma tosse persistente.

Ao todo, 195 trocas reais de paciente-médico foram retiradas do site. As perguntas originais foram colocadas novamente no ChatGPT. As respostas do médico e do ChatGPT foram então submetidas a painéis de três profissionais de saúde licenciados, provenientes das áreas de pediatria, geriatria, medicina interna, oncologia, doenças infecciosas e medicina preventiva.

O resultado: quase 8 em cada 10 vezes as respostas do ChatGPT foram consideradas de qualidade geral superior às informações compartilhadas anteriormente pelos médicos que responderam ao fórum de mídia social. Especificamente, as respostas do ChatGPT foram mais longas - 168 a 245 palavras - do que as respostas dos médicos, que foram de 17 a 62 palavras. Além disso, a proporção de respostas do ChatGPT classificadas como "boa qualidade" ou "qualidade muito boa" foi quase quatro vezes maior do que a dos médicos que responderam online. A lacuna de empatia - a favor do ChatGPT - foi ainda mais impressionante, com o painel descobrindo que as respostas da IA eram quase 10 vezes mais propensas a ser "empático" ou "muito empático" do que os médicos online.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2023.1838.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários