Artigos de saúde

O Estresse Pode Provocar Câncer ?

Em 1893, foi apresentado o primeiro informe sobre a correlação estatística entre pacientes com câncer de mama ou útero e suas características psicológicas.

Cem anos depois, os investigadores ainda querem saber se eventos estressantes da vida têm relação com uma maior incidência de câncer.

Alguns autores crêem que a vida é mais estressante do que nunca e as conseqüências são várias doenças inclusive o câncer. Alguns pacientes com câncer acreditam que sua doença é resultado de uma vida muito estressante provocando em seus familiares um sentimento de culpa.

É importante termos uma idéia clara a respeito do que a evidência científica diz. Duas revisões recentes da literatura concluíram que não existem evidências suficientes de que eventos estressantes influenciem a predisposição pessoal para o câncer.

Estudou-se um grupo de mulheres que se consultaram para verificar nódulos mamários.

Antes de conhecer o resultado da biópsia, perguntou-se sobre a presença de eventos estressantes nos 5 anos anteriores a consulta.

As que tiveram biópsias com nódulos malignos (106), não tiveram maior incidência de eventos estressantes que aquelas cujas biópsias mostraram nódulos benignos (226).

Estas conclusões contrastam com estudos precoces, que sugeriam que mulheres com câncer de mama tinham uma probabilidade 12 vezes maior de eventos estressantes no mesmo período de tempo, antes do diagnóstico de câncer. Uma das limitações deste tipo de estudo é a fragilidade das hipóteses, já que um fator cancerígeno pode atuar em várias etapas, muitos anos antes ou acelerando um processo cancerígeno prévio.

As recriminações sobre causas reais ou imaginárias podem ser contraproducentes para indivíduos com câncer e suas famílias, gerando sentimentos de culpa por haver contribuído de alguma forma para a doença emocional do paciente.

A evidência científica atual não indica nenhuma relação direta entre eventos estressantes e a possibilidade de contrair câncer.

Fonte: BMJ 1999; 319:1015-1016 16 de Outubro.

Copyright © 2000 eHealth Latin America