Notícias de saúde

Supermercado faz pesquisa para descobrir as causas do estresse de clientes

São Paulo, 20 de abril de 2001 (eHealthLA). Trânsito e segurança estão entre as principais causas responsáveis pelo estresse dos curitibanos. A informação é resultado de um pesquisa realizada por uma rede de supermercados, local, entre os seus clientes. O objetivo era entender a razão de tanta agressividade dos consumidores.

Uma empresa de São Paulo, dirigida pela socióloga Clarice Herzog foi contratada para descobrir os motivos para todo esse estresse. Os dados finais surpreenderam os dirigentes da rede de supermercado: o perfil do público pesquisado foi definido como exigente e crítico devido a gradativa perda da qualidade de vida na cidade.

Também emergiu da pesquisa que eles estavam satisfeito com a vida que levavam no passado e, assim, não sentiam necessidade de repassar suas frustrações. Agora, a partir dessa mudança de comportamento, eles expressam o descontentamento, exigindo os seus direitos como consumidor.

O estresse é qualquer estímulo que afeta negativamente a pessoa. São vários os estímulos que desencadeiam o mal: absolutos como ruído, falta de oxigênio e pressão física ; relativos como as dificuldades diárias e são assim denominados, de relativos, porque não dependem de quanto ou da natureza do problema, mas sim da maneira como eles são interpretados.

Segundo o psiquiatra Cyro Masci, de Santos, que trabalha na área de Medicina Comportamental, estresse é um termo retirado da física e significa qualquer força que aplicada sobre um sistema, leva à sua deformação ou destruição.

"Estresse não é ruim em si mesmo. Em doses adequadas ele é um fator de motivação. Quando abaixo de um certo nível provoca tédio e dispersão. Quando acima, provoca ansiedade e cansaço. E quando em doses ideais, a sensação é de se sentir desafiado, com "garra", e as dificuldades exigem menor esforço " explica o especialista.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários