Artigos de saúde

Dor no Peito

Descrição

Seu filho se queixa de dor no peito (na frente ou nas costas). A dor no peito mais aguda se relaciona com tosse seca. A tosse pode irritar os músculos na parede do tórax, na parte superior do abdome e no diafragma. Ocasionalmente uma criança tem dor no peito após fazer exercícios vigorosos, após levantar algo, ou trabalhar utilizando a metade superior do corpo. Este tipo de irritação muscular freqüentemente aumenta com o movimento dos ombros. A doença cardíaca dificilmente pode ser causa de dor no peito em crianças.

A causa mais comum de dor no peito que se repete em adolescentes e adultos é a síndrome da dor precordial. Esta dor se apresenta bem abaixo do mamilo esquerdo e aparece de repente, é aguda ou cortante, e faz com que a pessoa não queira se mexer. Geralmente, dentro de 1 minuto, a dor desaparece. A causa não é bem conhecida, mas pode ser resultado da compressão de um nervo. Mesmo que estas dores possam tornar a aparecer durante anos, a síndrome da dor precordial é totalmente inofensiva e exercícios diários de alongamento algumas vezes diminuem estas dores agudas e repentinas.

Cuidados em casa

Trate os músculos peitorais distendidos e irritados com acetaminofeno ou ibuprofeno quatro vezes ao dia. Continue fazendo isto até que tenha transcorrido 24 horas sem nenhuma dor. Também se pode aliviar os espasmos musculares colocando uma almofadinha aquecida ou uma toalha quente sobre a área por 20 minutos. Seu filho provavelmente deixará de ter estas dores musculares dentro de 7 dias.

Se a dor causa tosse, dê a seu filho um medicamento contra a tosse que contenha dextrometorfano (DM).

Procure o médico imediatamente se:

- A dor for grave e durar mais de 1 hora.
- Seu filho tiver dificuldade para respirar ou está respirando rapidamente e parecer muito doente.
- A dor no peito for causada por tosse ou por estiramento muscular e persistir por mais de 7 dias.
- As dores no peito são um problema que se repete em seu filho.
- Tiver outras dúvidas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems