Notícias de saúde

Novo exame detecta e descarta enfarte com mais eficácia

09 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). Uma nova técnica capaz de detectar ou descartar enfarte pode ajudar a evitar 250 mil internações desnecessárias, a cada ano, em hospitais norte-americanos, indicou um estudo realizado pelo Centro Médico Tufts-New England, em Boston. Com a técnica, chamada imagem de perfusão miocárdica, uma pequena quantidade de elementos radioativos é injetada no corpo. Uma câmera especial detecta a radiação liberada pela substância e produz uma imagem computadorizada do músculo cardíaco, ajudando os médicos a determinarem se o coração está recebendo o fluxo adequado de sangue.

A pesquisa foi realizada em sete clínicas médicas e hospitais, entre julho de 1997 e maio de 1999, e envolveu 2.475 adultos atendidos pelo serviço de emergência com sintomas de enfarte. Os cientistas aplicaram o tratamento convencional ou a técnica de imagem, e verificaram que houve uma redução de 20% nas admissões hospitalares entre os pacientes que foram submetidos ao novo método.

Segundo os pesquisadores, mais de 6 milhões de norte-americanos recorrem aos setores de emergência a cada ano sentindo dores no peito ou outros sintomas de enfarte. A maioria fica sob observação porque os eletrocardiogramas iniciais e outros testes não são conclusivos. A metade acaba sendo internada sem necessidade, num desperdício de bilhões de dólares. “As descobertas sugerem que cerca de 250 mil norte-americanos podem ser dispensados por ano dos riscos e gastos de uma hospitalização desnecessária e de mais testes cardíacos invasivos, ao simplesmente adicionar a nova técnica ao protocolo de diagnóstico de dor no peito”, afirmou James Udelson, chefe de cardiologia do centro Tufts.

A pesquisa concluiu que incorporar a técnica no departamento de avaliação de emergência para pacientes com sintomas sugestivos de isquemia cardíaca aguda (fornecimento insuficiente de sangue para o coração) reduziu internações desnecessárias entre pacientes sem o problema, melhorando a eficácia clínica do processo de triagem. Os resultados do estudo foram publicados na última edição do Journal of the American Medical Association.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários