Artigos de saúde
Por Merrit McKinney
NEW YORK – O uso compulsivo de computadores está se tornando mais comum, relatam pesquisadores dos EUA. E as pessoas que gastam tempo demais grudados ao computador navegando na Web, conversando em salas de bate-papo e brincando com jogos freqüentemente apresentam sinais de distúrbios de personalidade, de acordo com os resultados de deste estudo.
"Existe um número crescente – nós não sabemos quantos – de pessoas que apresentam um problema com o uso excessivo e problemático do computador," disse à Reuters Health o líder dos autores do estudo, o Dr. Donald W. Black da Escola de Medicina da Universidade de Iowa em Iowa City. "Estas pessoas apresentam dificuldade em controlar o seu tempo de uso do computador e dão a impressão de estarem "conectadas" a seus computadores, causando todos os tipos de problemas no trabalho, na vida pessoal e social."
"Até onde posso falar baseado na minha amostra, eu acredito que a situação é geral uma vez que não tive problemas em achar estas pessoas, e a maioria delas apresenta outros problemas emocionais – distúrbios identificáveis de humor e ansiedade, abuso de substâncias ou distúrbios de personalidade," observou Black. Em um estudo de 16 homens e 5 mulheres que gastam em média 27 horas por semana de seu tempo livre em frente ao computador, Black seus colaboradores descobriram que muitos dos usuários compulsivos do computador sentem-se felizes, excitados ou poderosos quando usam seus computadores. A maioria admitiu, contudo, que este tempo gasto tem interferido com sua família, amigos, trabalho ou escola, relatam os pesquisadores no Journal of Clinical Psychiatry. Cerca de um terço dos usuários compulsivos que tentaram cortar algum tempo de uso uma vez ou outra relataram que passar menos tempo em frente ao computador os fez sentir-se ansiosos.
"O indivíduo típico deste nosso estudo foi homem de 32 anos de idade com nível de escolaridade de segundo grau e uma renda anual de cerca de $27.000, que tem utilizado compulsivamente seu computador por 3 anos," relata a equipe de Black.
De acordo com os resultados de vários tipos diferentes de testes psicológicos, os usuários compulsivos de computador apresentam uma alta freqüência de distúrbios mentais, especialmente distúrbios de humor e personalidade, e problemas com álcool e drogas. Por exemplo, 52% das pessoas deste estudo apresentavam pelo menos um distúrbio de personalidade, encontraram os pesquisadores. Em contrapartida, apenas 12% da comunidade pesquisada apresentava um distúrbio de personalidade.
"O impacto do usuário compulsivo do computador não aparece facilmente, contudo, uma vez que muitas das conseqüências deste problema ( por exemplo, isolamento social, brigas conjugais e problemas financeiros) permanecem fora das vistas do público," escrevem Black e seus colaboradores.
"Outros trabalhos irão ajudar a levantar estes fatores de risco, comorbidades psiquiátricas, história familiar, conseqüências psicossociais e história natural," concluem os autores.
FONTE: Journal of Clinical Psychiatry 1999;60:839-844.
Publicado em Bibliomed Saúde em 14/02/2000
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também