Notícias de saúde

Análise da relação entre transtorno obsessivo-compulsivo e resposta e regulação emocional em crianças e adolescentes

30 de abril de 2019 (Bibliomed). Estudo apresentado no 27th European Congress of Psychiatry (EPA 2019), que ocorreu de 06 a 09 de abril de 2019, em Varsóvia, Polônia, objetivou determinar as relações preditivas entre resposta emocional e sintomas obsessivo-compulsivos, e investigar se os processos de regulação emocional mediam a relação entre responsividade emocional e sintomas obsessivo-compulsivos.

Para tal, os pesquisadores utilizaram o modelo de pesquisa descritiva, optando por um modelo de equações estruturais para determinar as relações preditivas e mediadoras entre sintomas obsessivo-compulsivos, processos de regulação emocional e responsividade emocional.

No estudo, foi determinado que os sintomas obsessivo-compulsivos em estudantes do ensino médio diferem significativamente em termos de gênero e variáveis ​​do tipo de escola, enquanto eles não mostram uma diferença significativa em termos de idade variável. Também foi descoberto que a resposta emocional prediz os sintomas obsessivo-compulsivos negativamente e em um nível significativo, e os processos de regulação emocional medeiam a relação entre responsividade emocional e sintomas obsessivo-compulsivos.

Como resultado, determinou-se que as habilidades de regulação emocional mediam a relação entre os sintomas do TOC e a responsividade emocional, e que os sintomas do TOC nos adolescentes diferem de acordo com o gênero e o tipo de escola. Com referência aos achados obtidos, pode-se dizer que a responsividade emocional é uma importante variável de proteção no surgimento dos sintomas do TOC e que as habilidades de regulação emocional moldam a relação entre essas duas variáveis ​​de maneira importante. Nesse contexto, os pesquisadores acreditam que considerar essas descobertas no planejamento e implementação de práticas preventivas e reabilitadoras tornaria as implementações mais eficazes.

Fonte: 27th European Congress of Psychiatry (EPA 2019), 06 a 09 de abril de 2019, Varsóvia – Polônia.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários