Artigos de saúde
MANILA, Nov 10 - A Dengue, uma infecção viral disseminada por mosquitos em regiões tropicais, pode causar sangramentos extremamente graves. Pesquisadores das Filipinas informam que examinar o grupo sangüíneo de um paciente pode ajudar a prever qual das pessoas contaminadas pela doença tem um maior risco de desenvolver hemorragias.
Enquanto que o sangue de tipo B estava associado com sangramento, o tipo O parece ter uma certa proteção contra tais manifestações hemorrágicas. Esta foi a conclusão do trabalho apresentado pela , Dra. Carmen Batacan-Nievera, da Manila's University of the Philippines and Philippine General Hospital, apresentadas no Segundo Congresso Mundial de Doenças Infecciosas Pediátricas, realizado em Manila, Filipinas.
Pequenos sangramentos na pele, pequenas manchas vermelhas ou de cor púrpura, chamadas petéquias, são comuns na Dengue. A Dra. Batacan-Nievera e seus colegas investigaram a associação de vários fatores clínicos e laboratoriais com a ocorrência de sangramento significativo entre crianças com a doença confirmada por exames de laboratório.
Das 241 crianças diagnosticadas com Dengue e que foram internadas no período de setembro a novembro de 1998, 36 preencheram os critérios da Organização Mundial de Saúde para o quadro de Dengue hemorrágica. Das 36 crianças, 33 tiveram um quadro brando da doença, e 3 um quadro bastante grave.
Além das petéquias, 40% destes 36 pacientes desenvolveram sangramento gastrointestinal, sangramento nasal, ou do aparelho respiratório. Além disso, os pesquisadores verificaram que a tendência ao sangramento era mais comum entre pacientes do sexo feminino, entre as crianças um pouco mais velhas (idade média de 11 anos), entre aquelas com infecção mais grave, e entre as que tinham os batimentos cardíacos mais acelerados (taquicardia).
Mas a Dra. Batacan-Nievera também avisou que mais pesquisas são necessárias para determinar se o grupo sangüíneo é um fator de risco real para sangramento na febre Dengue. "Este estudo exige que novas pesquisas o confirmem futuramente, uma vez que o tipo sangüíneo pode ser apenas um indicativo", alertou a médica.
Publicado em Bibliomed Saúde em 15-11-1999
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também