Artigos de saúde

Perguntas e Respostas Relacionadas ao Sangue

Uma pessoa adulta possui, em média, cerca de cinco litros de sangue. Por ser um tecido (conjunto de células), o sangue necessita dos alimentos proporcionados pelas vitaminas e minerais.

O sangue distribui por todo o corpo os ingredientes que lhe são essenciais e remove o refugo e a doença.

O sangue é composto por trilhões de células minúsculas suspensas em um líquido cor-de-palha denominado plasma. Quarenta e cinco por cento dessas células são hemácias (glóbulos vermelhos), as quais carregam o oxigênio dos pulmões para todas as partes do organismo. Para cada cem hemácias existe um leucócito (glóbulo branco); os leucócitos combatem as doenças e as infecções. O plasma líquido transporta essas células sólidas e as plaquetas ajudam o sangue a se coagular.

Quando você sofre um pequeno corte, as plaquetas associadas a outros elementos fazem com que o sangue se coagule. O sangramento cessa. E, como o sangue está constantemente sendo fabricado em seus ossos, o organismo repõe o sangue perdido.

Mas se você perder muito sangue devido a um ferimento maior, numa cirurgia ou por causa de uma doença, seu corpo não tem a capacidade de fabricar, com rapidez, uma quantidade suficiente de sangue de reposição. Você precisará receber uma transfusão de sangue, utilizando o sangue de outras pessoas.

Quem pode doar sangue para ser usado em transfusões?

Antes de doar seu sangue, os doadores passam por uma triagem feita por entrevistadores profissionais. Os doadores têm de ser pessoas saudáveis que levem um estilo de vida saudável, ter no mínimo 18 anos de idade e pesar pelo menos 50 quilos.

Saudável significa que o doador não pode estar com um resfriado forte, com gripe ou apresentar sintomas de alergia. Para serem aceitos, os doadores não podem ter tido nenhuma infecção transmitida pelo sangue, tais como hepatite ou doença de Chagas, nem podem ter tido qualquer atitude de risco associada com o HIV ou a AIDS.

Por que o sangue doado é seguro?

A doação do sangue é feita em condições anti-sépticas, o sangue é rotulado e enviado imediatamente a um laboratório para ser rigorosamente examinado — e reexaminado. Depois disso é enviado a um banco de sangue que opera como um centro de distribuição para hospitais, clínicas, etc.

Por que devo tornar-me um doador de sangue?

Não existe nenhuma outra maneira de você salvar vidas de um modo simples. Seu organismo repõe o plasma em cerca de um dia após a doação e os demais componentes em algumas semanas. Você pode doar sangue a cada oito semanas. E há a possibilidade de que você esteja ajudando a si mesmo. Existe uma possibilidade em cinco de que, pelo menos uma vez em sua vida, venha a necessitar de sangue doado.

Que tipos de risco existem para alguém que doe sangue?

Não há perigo em doar sangue. A agulha utilizada para retirar o sangue é nova e esterilizada e só é utilizada para a sua doação; depois é jogada fora. Não há nenhuma maneira de contrair uma doença infecciosa, tal como a AIDS, ao doar sangue.

Os ossos de seu corpo estão constantemente fabricando sangue. Se você estiver com saúde, doar uma unidade é seguro e não apresenta efeitos colaterais importantes.

O sangue é usado para quê?

As hemácias são transfundidas em caso de anemias ou grandes sangramentos. As plaquetas são transfundidas quando não estão em número suficiente ou sua qualidade não está boa para promover a coagulação.

Os pacientes com câncer que são submetidos a quimioterapia, muitas vezes tem que ser transfundidos pois este tratamento diminui a quantidade de hemácias e/ou plaquetas. O plasma constitui-se de 90 por cento de água, 7 por cento de proteína e quantidades muito pequenas de gorduras, açúcar e minerais. O plasma e os fatores de coagulação concentrados são necessários para pacientes com hemofilia e com outras perturbações que ocasionam sangramento.

Por que é importante continuarmos a doar sangue?

Tal como qualquer organismo vivo, o sangue tem um ciclo de evolução. No corpo, as hemácias têm um tempo de vida médio de 120 dias. As hemácias encontradas no sangue doado podem ser utilizadas até 42 dias após a doação. As plaquetas têm de ser utilizadas dentro de cinco dias. O plasma fresco congelado possui vida útil de até um ano, com a armazenagem correta.

O que tenho de fazer para doar sangue?

Ligue para seu banco de sangue local para marcar uma hora ou para obter informações sobre a nova campanha que realizarão para a coleta de sangue. Durma bem na véspera. Tome o café da manhã. Várias horas antes de doar o sangue, beba bastante fluidos. Durante o período de espera para doação, leia e fique relaxado... ou pense sobre as vidas que seu sangue irá salvar.

O que acontece depois de eu ter doado o sangue?

Após a doação, descanse durante 5 ou 10 minutos. Tome o lanche oferecido pela unidade para elevar o nível de açúcar em seu sangue. Não fume pelo menos durante uma hora e nem tome nenhuma bebida alcoólica durante cinco horas. Compartilhe sua experiência com seus amigos para que estes também se sintam motivados a doar o sangue deles!

Fonte: OPAS
Para informações adicionais: Ministério da Saúde do Brasil/Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Gerência Geral do Sangue e Hemoderivados

Copyright © 2000 eHealth Latin America