Notícias de saúde

Ser casado pode ajudar no controle do açúcar do sangue

27 de julho de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo da Carleton University e da University of Ottawa, no Canadá, mostrou que pessoas que vivem com um cônjuge parecem ser capazes de manter níveis mais baixos de açúcar no sangue do que os solteiros. Esse benefício é mantido independentemente do estado de seu relacionamento, ou seja, mesmo que o relacionamento não esteja lá "mil maravilhas", pessoas que vivem com seus parceiros tendem a ter um melhor controle do açúcar no sangue.

Para o estudo, os pesquisadores avaliaram dados de mais de 3.300 pessoas com idades entre 50 e 89 anos que viviam na Inglaterra entre 2004 e 2013. As pessoas não tinham diabetes, mas tiveram amostras de sangue coletadas para testar seus níveis médios de açúcar no sangue. Eles também foram questionados se eram casados ou morando com alguém, e responderam a perguntas destinadas a medir o quão bem eles se davam em seu relacionamento.

Pessoas casadas ou que vivem juntas tendem a ter uma redução de 0,21% nos níveis de açúcar no sangue em comparação com as solteiras. Se aplicado à população em geral, tal redução resultaria em 25% menos mortes relacionadas a altos níveis de açúcar no sangue.

A quantidade de tensão no relacionamento não pareceu afetar o benefício no controle do açúcar no sangue, disseram os pesquisadores, mas, se o casal se separasse, os níveis sofriam alterações. Os pesquisadores não encontraram uma associação entre o estado civil e o aumento do risco de diabetes tipo 2.

Fonte: BMJ Open Diabetes Research & Care. DOI: 10.5255/UKDA-SN-5050-24.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários