Artigos de saúde

O uso da sauna pode ser perigoso para os cardíacos

Nova Iorque, Sep 30 - O hábito de tomar uma sauna pode agravar de maneira silenciosa os problemas do coração, entre aqueles pacientes que tem dor torácica enquanto realizam esforços, de acordo com um estudo sobre o assunto publicado no número de setembro de 1999 do American Journal of Medicine.

" Estes pacientes deveriam ser avisados de que há um risco cardíaco potencial durante o uso da sauna, " advertem os investigadores.

Um grupo liderado pela Dra. Nadia Giannetti do Montreal Heart Institute em Quebec, Canadá, informa que durante um estudo de 16 pessoas portadoras de cardiopatia, mostrou-se que aqueles cuja condição era agravada através de exercícios tinham probabilidade de apresentar um leve aumento na freqüência cardíaca enquanto tomavam banho de sauna. Porém, durante o tempo que permanecia no interior da sauna, houve boa tolerabilidade e a maioria dos participantes não sentia nenhuma dor ou incomodo como resultado.

As pessoas no estudo apresentaram uma condição cardíaca chamada isquemia do miocárdio que ocorre quando muito pouco sangue rico em oxigênio chega ao coração. Um ataque cardíaco ocorre quando a isquemia é prolongada e pode conduzir à morte ou dano ao músculo cardíaco.

" Embora geralmente seja considerado que tomar um banho de sauna é seguro, houve informações de (desmaio, ataque cardíaco) e morte súbita associados com o seu uso, " escrevem Giannetti e seus colegas. O novo estudo não encontrou nenhum destes efeitos, mas em certas pessoas a sauna pode ativar isquemia cardíaca silenciosa (isquemia que não ocasiona sintomas) Os investigadores especulam que o aumento na freqüência cardíaca e nos níveis de hormônios de pressão que ocorrem durante um banho de sauna podem conduzir a problemas com o fluxo de sangue para o coração, naqueles pacientes portadores de doença das artérias coronárias.

Para chegar aos seus resultados, os investigadores mediram a freqüência cardíaca e a pressão sangüínea de participantes durante o repouso, enquanto caminhavam em uma esteira, e enquanto sentados no interior de uma sauna. Nenhum paciente se sentiu "fraco" ou desmaiou enquanto na sauna.

A freqüência cardíaca global dos participantes aumentou aproximadamente 2 batidas por minuto durante o banho de sauna. E houve ainda uma leve queda na pressão sangüínea, informam os autores.

Quando comparados com o período de repouso, ocorreram mais evidências de isquemia do miocárdio sem sintomas de dor (silenciosa) durante a sauna, escrevem os investigadores.

Fonte: The American Journal of Medicine 1999;107:228-233.
Publicado em Bibliomed Saúde em 04-10-1999

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.