Artigos de saúde

O Que é Endometriose e o Que Causa Essa Doença?

Endometriose é o termo que define a presença de tecido endometrial funcionante (glândulas e estroma) em localizações fora da cavidade uterina.

Desde que a endometriose foi primeiramente descrita, nos anos de 1800, várias teorias têm sido propostas para explicar sua fisiopatologia.

Essas teorias podem ser divididas em dois grupos principais: aquelas que defendem o transporte e a implantação de células endometriais e aquelas que defendem o desenvolvimento de tecido endometrial ectópico a partir de qualquer outro tecido, por metaplasia.

As teorias que defendem o transporte/implantação permanecem como as mais populares e ainda são as mais amplamente aceitas.

Considerando-se que o diagnóstico definitivo da endometriose é feito por videolaparoscopia ou laparotomia com biópsia, aconselha-se que a terapêutica inicial seja cirúrgica.

Entretanto, algumas pacientes irão beneficiar-se do tratamento medicamentoso em algumas situações:

• Para suprimir uma doença ativa sintomática, em endometriose severa recorrente.

• Como terapêutica pós-operatória, quando a exérese não foi completa ou no caso de doença severa recorrente.

• Como prevenção da recorrência da doença quando a gravidez é postergada.

O endométrio ectópico é responsivo aos esteróides sexuais da mesma maneira como o é o endométrio intra-uterino. O tratamento medicamentoso então se relaciona a estes hormônios e se propõe a interromper o ciclo de estimulação e sangramento.

Fonte: Ginecologia e Obstetrícia - Manual Para o TEGO - 1ª. Ed. - 1997.

Copyright © 2000 eHealth Latin America