Notícias de saúde

Retirar Nitrosaminas de Cigarro Não Reduz Risco à Saúde

NOVA YORK (Reuters) - Cigarros com baixos teores de substâncias chamadas nitrosaminas não parecem reduzir os riscos do fumo à saúde, afirmou a empresa R.J. Reynolds Tabacco Holdings na sexta-feira, baseada em estudos conduzidos por seus próprios cientistas.

As descobertas, que serão formalmente apresentadas na 54a Conferência de Pesquisa Científica de Tabaco em Nashville, Tennessee, na terça-feira parecem jogar um balde de água fria nos esforços da indústria de cigarros para desenvolver cigarros mais seguros.

A RJR Tabacco, o segundo maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos, disse que começou a estudar as nitrosaminas em cigarros, pois elas haviam sido identificadas como cancerígenas em animais quando testadas como compostos individuais.

"Infelizmente, não existe base científica para concluir que a redução das nitrosaminas ou de outra classe de composto irá diminuir os riscos associados ao fumo", disse David Doolittle, vice-presidente de avaliação de produtos da RJR Tabacco.

Os esforços das companhias de cigarro para desenvolver tipos de cigarros mais seguros ganharam caráter de urgência depois que processos legais determinaram o pagamento de indenizações milionárias.

Em julho, a Justiça de Miami determinou que fabricantes de cigarros pagassem cerca de 145 bilhões de dólares de indenização por danos a fumantes doentes. Apesar dos resultados dos testes, a R.J. Reynolds disse que, nos próximos anos, pretende fabricar todos seus cigarros sem nitrosaminas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários