Notícias de saúde
02 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Este estudo mostrou que o uso de cigarros com níveis reduzidos de nicotina, combinado com e-cigarros de sabores, pode ajudar pessoas de populações de alto risco a fumar menos. A pesquisa, que incluiu 326 adultos com transtornos psiquiátricos, transtornos por uso de opioides e mulheres com baixo nível educacional, comparou diferentes abordagens para reduzir o número de cigarros consumidos por dia.
Os participantes foram divididos em grupos que fumavam cigarros com níveis normais ou reduzidos de nicotina. Alguns desses grupos também tinham acesso a e-cigarros com sabor de tabaco ou com sabores variados, como frutados e doces. O grupo que utilizou cigarros com nicotina reduzida e e-cigarros de sabores preferidos teve a maior redução no número de cigarros fumados, passando de 22,54 para 7,63 cigarros por dia.
O estudo revelou que o uso de e-cigarros com sabores pode potencializar a eficácia de políticas de redução de nicotina, especialmente entre populações mais vulneráveis ao vício e aos danos causados pelo fumo. Além disso, os níveis de exposição a substâncias cancerígenas do tabaco também foram menores nesse grupo.
Os resultados sugerem que permitir o uso de e-cigarros com sabores pode ser uma estratégia importante para ajudar as pessoas a reduzir o consumo de cigarros tradicionais, diminuindo assim os riscos associados ao tabagismo.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.31731.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também