Notícias de saúde

Por que mulheres têm mais dificuldade para parar de fumar?

09 de abril de 2012 (Bibliomed).  Um novo estudo, desenvolvido na Universidade Yale (EUA) aponta que mulheres podem ter mais dificuldades para abandonar o cigarro do que os homens. A resposta para esse problema pode estar na forma como o cérebro feminino lida com a nicotina.

O cérebro possui um determinado número de receptores de nicotina, que reforçam o hábito de fumar. Quando a pessoa fuma, esses receptores aumentam em número.

Os pesquisadores descobriram que em homens que fumam, o número de receptores é maior do que em homens não-fumantes. Mas em mulheres, esse número mostrou ser o mesmo, sendo elas adeptas ou não do tabagismo.

Os resultados são interessantes porque a maioria dos tratamentos para pessoas que querem parar de fumar são baseados em terapias de substituição de nicotina, como os chicletes e adesivos.

De acordo com o estudo, mulheres podem se beneficiar mais de terapia comportamental, técnicas de relaxamento e outras opções que não envolvam nicotina. Para elas, elementos do tabagismo não relacionados à nicotina podem exercer mais influência no hábito, como segurar um cigarro ou o cheiro.

Não se sabe o porquê de haver essa diferença entre os sexos, mas os cientistas suspeitam que possa ter algo a ver com os níveis do hormônio progesterona.

O estudo foi publicado no periódico General Psychiatry.

Fonte: My Health News Daily, 3 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários