Notícias de saúde

Distrações reduzem sensação de dor

10 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). De acordo com um novo estudo desenvolvido na Universidade Columbia (EUA), distrações ajudam na diminuição da sensação de dor.

Os participantes do estudo foram submetidos a dores leves no braço. Essas pessoas reportaram sentirem menos desconforto quando tinham que realizar tarefas distrativas ao mesmo tempo em que a dor era aplicada.

O estudo mostrou também que o uso de um creme placebo de alívio de dor, quando usado ao mesmo tempo em que a tarefa, diminuía ainda mais a sensação de desconforto.

“É claro que (a distração) é muito poderosa. (...) Algumas vezes eles nem mesmo sentem a dor”, afirma o pesquisador Jason Buhle. “Ambos o placebo e a distração são mecanismos eficazes para a redução de dor. Você pode combiná-los e você não perde nada”.

Além de fornecer novas informações sobre o mecanismo da dor, o estudo também acessa os efeitos dos placebos. Anteriormente, se pensava que placebos funcionavam através de esforços mentais que poderiam até mesmo ser inconscientes. O estudo de Buhle sugere que a ação do placebo depende de um mecanismo separado da distração.

A pesquisa foi publicada no periódico Psychological Science.

Fonte: Live Science, 8 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários