Notícias de saúde

Por que as pessoas bêbadas fazem coisas embaraçosas?

06 de setembro de 2011 (Bibliomed). Muitas pessoas já passaram por situações constrangedoras depois de consumir bebidas alcoólicas, ou, pelo menos, já presenciaram alguém nessa situação. Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, investigaram a atividade cerebral de 67 voluntários, com idade entre 21 e 35 anos, a fim de descobrir o porquê o álcool faz com que as pessoas paguem “mico”.

"Quando as pessoas cometem erros, a atividade em uma parte do cérebro responsável por monitorar o comportamento aumenta, essencialmente enviando um sinal de alarme para outras partes do cérebro indicando que algo deu errado", diz Bruce Bartholow, responsável pelo estudo.

Os participantes foram divididos em três grupos: um que recebeu bebida alcoólica, outro que ingeriu uma bebida placebo e o terceiro que não consumiu nenhuma das duas. Além da atividade cerebral, os pesquisadores também mediram as mudanças de humor, a precisão de tarefas realizadas no computador e a percepção dos voluntários quanto ás situações e suas atitudes.

Os resultados mostraram que o álcool reduz o sinal de alarme, mas não a consciência dos erros, ou seja, diminui o quanto a pessoa se importa em cometer os erros. O estudo foi publicado no Journal of Abnormal Psychology.

Fonte: UPI, 2 de setembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários