Notícias de saúde

Efeitos da Falta de Sono são Similares Aos do Álcool

LONDRES (Reuters) - A falta de sono pode causar o mesmo prejuízo físico e mental que ficar bêbado, informaram pesquisadores australianos na terça-feira. Os reflexos, acuidade, coordenação e a intensidade de atenção em pessoas que ficam acordadas por mais de 19 horas é tão tuim ou pior que o registrado entre os consumidores de álcool com níveis de concentração no sangue (BAC) de 0,5 por cento, limite legal em muitos países do Ocidente.

"Esses resultados mostram que os prejuízos no desempenho que têm sido julgados como limite legal para dirigir de forma segura podem começar a ocorrer após 17 horas de vigília e em torno de 18 horas em média", declarou Andrew Williamson em estudo publicado na revista Occupational and Environmental Medicine (Medicina Ocupacional e Ambiental).

A equipe de pesquisadores testou o desempenho de 39 pessoas que não tinham dormindo por 17 a 19 horas e novamente depois de terem consumido álcool em quatro doses consecutivas de 0,1 por cento (BAC).

"Depois de 17 a 19 horas sem dormir ... o desempenho em alguns testes foi equivalente ou pior que em testes com uma BAC de 0,05 por cento", disse Williamson.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários