Notícias de saúde

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adultos

30 de agosto de 2011 (Bibliomed). O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurobiológico que surge ainda na infância. Aproximadamente 6% das crianças em idade escolar são diagnosticadas e entre 30 e 50% dos casos continuam durante a vida adulta.

O TDAH se caracteriza por problemas de falta de atenção, impulsividade e inquietação, e comportamentos que são causados por essa síndrome frequentemente são problemáticos para o portador e as pessoas ao seu redor.

Quando o transtorno persiste até a vida adulta, várias complicações podem surgir. Para a psiquiatra Maria da Graça, os adultos pacientes do transtorno não formam um grupo homogêneo, o que dificulta a compreensão da doença e o seu tratamento.

Os adultos com TDAH apresentam um comportamento que faz com que a vida profissional e pessoal seja extremamente complicada. A pessoa tem problemas para cumprir prazos, desempenhar tarefas que exigem concentração, é desorganizada, não consegue manter relacionamentos e perde o interesse facilmente.

O tratamento é feito através de medicamentos e acompanhamento profissional (indicada para a maioria dos casos). A medicação varia de acordo com as especificações de cada paciente e é normal que o tratamento seja feito com uma combinação de remédios. De acordo com o psicólogo Fernando Elias José, as substâncias presentes na medicação agem na produção de dopamina e noradrenalina, levando informações de um neurônio a outro. Essa ação é capaz de fazer com que o lobo pré-frontal do cérebro possa agir organizadamente.

O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é clínico, e deve ser feito por alguém que compreenda bem o assunto. É muito comum que crianças sejam diagnosticadas erroneamente e recebam tratamentos desnecessários. Por isso é extremamente necessário que os pacientes, suas famílias e os médicos sejam cuidadosos ao lidarem com o transtorno e as consequências de um diagnóstico equivocado.

Fonte: Vitrine de Notícias 26 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários