Notícias de saúde

2 em cada 5 adultos com TDAH considera sua saúde mental 'excelente'

17 de maio de 2022 (Bibliomed). Uma pesquisa de saúde mental do governo canadense descobriu que dois em cada cinco adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) dizem que sua saúde mental é excelente, o que é significativamente menor do que pessoas sem o transtorno, mas ainda é uma descoberta encorajadora.

Realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, o estudo envolveu 480 entrevistados com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e descobriu que 42% deles classificaram sua saúde mental como excelente.

Para serem considerados em excelente saúde mental, os entrevistados tinham que estar livres de doenças mentais (incluindo depressão, ansiedade, pensamentos suicidas e transtornos por uso de substâncias) no ano anterior, ter felicidade quase diária ou satisfação com a vida no último mês e ter níveis elevados de bem-estar social e mental no último mês.

Vários fatores foram associados à excelente saúde mental entre pessoas com TDAH: ausência de dor crônica; sem história de depressão ou ansiedade; ser casado; ser fisicamente ativo; e usando a espiritualidade para lidar com os desafios diários.

Os pesquisadores também descobriram que as mulheres com TDAH eram menos propensas a ter uma excelente saúde mental do que os homens. Segundo eles, essa descoberta vai de acordo com outras pesquisas que encontraram taxas mais altas de depressão, ansiedade e suicídio entre mulheres com TDAH quando comparadas a homens com a mesma doença.

Fonte: International Journal of Applied Positive Psychology. DOI: 10.1007/s41042-022-00062-6.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários