Notícias de saúde

Macarrão com menos gordura

10 de agosto de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp criaram um novo macarrão instantâneo feito com proteína de soja e amido, o que lhe rende 3% menos gordura e 6% mais fibra alimentar do que a massa tradicional.

O que difere o macarrão comum de um macarrão instantâneo é o processo de produção. O macarrão comum é produzido mediante uma moldagem, enquanto o instantâneo, além da etapa de moldagem, passa também por etapas de cozimento ao vapor e fritura. A equipe utilizou a tecnologia de fritura a vácuo, técnica promissora no mercado.

"Agora temos que dar continuidade ao projeto, através da aplicação desta tecnologia em escala industrial para que os consumidores possam desfrutar deste benefício. Para isso, será necessário fazer ajustes em parâmetros do processo e formulação, de modo a otimizá-los," disse Yoon Kil Chang, uma das autoras da pesquisa.

"Falta otimizar o sistema de fritura a vácuo, procurando-se um equipamento com maior versatilidade, e fornecer flexibilidade de condição para atingir o nosso objetivo, que é reduzir ainda mais o teor de óleo", completa.

Fonte: Diário da Saúde, 5 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários