Notícias de saúde

Contraceptivos hormonais podem aumentar riscos de contaminação do HIV

25 de julho de 2011 (Bibliomed).  Mulheres que usam contraceptivos orais ou injetáveis têm maiores chances de contraírem o vírus da AIDS de um parceiro contaminado.

O estudo, desenvolvido na Universidade de Washington (EUA), envolveu 3.800 casais heterossexuais nos países Botswana, Quênia, Ruanda, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Apenas uma das pessoas no casal estava contaminada com o HIV e algumas das mulheres utilizavam contraceptivos hormonais, enquanto outras não usavam o mesmo método.

“Nós descobrimos que mulheres que eram HIV negativo e usavam contraceptivos hormonais tinham duas vezes mais riscos de infecção de HIV, comparadas a aquelas que não usavam um contraceptivo hormonal”, afirma o pesquisador Jared Baeten. “Nos últimos 15 anos, estudos de saúde pública têm apontado razões biológicas – o hormônio usado nos contraceptivos – de porque o contraceptivo pode aumentar os riscos do HIV, mas as razões reais não são inteiramente conhecidas”

Baeten alerta. “A escolha do contraceptivo e o seu uso são importantes para a saúde feminina em todo o mundo e os resultados desse estudo precisam de mais estudo e discussão antes que qualquer mulher reconsidere o seu método contraceptivo”

A pesquisa foi apresentada em uma conferência da International AIDS Society, em Roma.

Fonte: Live Science 20 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários