Publicidade

Notícias de saúde

Contraceptivos hormonais podem aumentar riscos de contaminação do HIV

25 de julho de 2011 (Bibliomed).  Mulheres que usam contraceptivos orais ou injetáveis têm maiores chances de contraírem o vírus da AIDS de um parceiro contaminado.

O estudo, desenvolvido na Universidade de Washington (EUA), envolveu 3.800 casais heterossexuais nos países Botswana, Quênia, Ruanda, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Apenas uma das pessoas no casal estava contaminada com o HIV e algumas das mulheres utilizavam contraceptivos hormonais, enquanto outras não usavam o mesmo método.

“Nós descobrimos que mulheres que eram HIV negativo e usavam contraceptivos hormonais tinham duas vezes mais riscos de infecção de HIV, comparadas a aquelas que não usavam um contraceptivo hormonal”, afirma o pesquisador Jared Baeten. “Nos últimos 15 anos, estudos de saúde pública têm apontado razões biológicas – o hormônio usado nos contraceptivos – de porque o contraceptivo pode aumentar os riscos do HIV, mas as razões reais não são inteiramente conhecidas”

Baeten alerta. “A escolha do contraceptivo e o seu uso são importantes para a saúde feminina em todo o mundo e os resultados desse estudo precisam de mais estudo e discussão antes que qualquer mulher reconsidere o seu método contraceptivo”

A pesquisa foi apresentada em uma conferência da International AIDS Society, em Roma.

Fonte: Live Science 20 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: