Notícias de saúde

Cremes com Estrogênio Podem Proteger Mulher Contra HIV

NOVA ORLEANS (Reuters Health) - Para mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais contendo somente progestina, cremes tópicos de estrogênio podem ajudar na proteção contra HIV sexualmente transmissível, afirmou um pesquisador norte-americano durante o 38o Encontro Anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América, em Nova Orleans.

Como cremes de estrogênio são baratos e já estão disponíveis no mercado, o pesquisador acredita que o avanço pode ser muito útil em países em desenvolvimento.

"Existem 65 milhões de mulheres tomando contraceptivos somente de progestina de longa ação (como Depo-Provera) em todo o mundo, muitas delas em países em desenvolvimento", disse Stephen M. Smith, do Centro de Pesquisa de Aids Aaron Diamond, em Nova York.

"Como resultado do uso do contraceptivo, estas mulheres apresentam deficiência de estrogênio e estudos anteriores demonstram que elas estão entre duas a três vezes mais propensas a serem infectadas com HIV do que mulheres que não estão tomando estes agentes", afirmou Smith.

Cientistas acreditam que isso ocorre, pois os níveis hormonais na vagina afetam a probabilidade de contrair HIV através do sexo. "O estrogênio altera a vagina de uma forma que muitas coisas podem ocorrer", explicou o pesquisador.

"Ele tem pH baixo e vírus não gostam de pH baixo; provavelmente, ele aumenta a espessura do epitélio vaginal, como se você tornasse uma luva mais grossa, e aumentando a integridade -- existem canais entre as células do epitélio e estes buracos ficam mais estreitos quando o estrogênio está presente", disse Smith.

Ele sugeriu, no sábado durante o evento, que "o estrogênio tópico poderia ser usado na vagina dessas mulheres para deixá-la com estrogênio dominante e, portanto, mais resistente à infecção (por HIV)".

Numa primeira tentativa para avaliar o estrogênio com o HIV, Smith e sua equipe realizaram experimentos com macacas que tiveram seus ovários removidos e, portanto, não produziam níveis normais de hormônios. Metade das macacas foi tratada com estrogênio e a outra metade, com outro hormônio sexual, a progesterona.

Os pesquisadores descobriram que as macacas que foram tratadas com estrogênio estavam protegidas contra infecção com HIV.

Smith destacou que essa pesquisa ainda está em fase inicial. Atualmente, ele está estudando a possibilidade de realizar testes clínicos de cremes com estrogênio em mulheres. E, caso suas descobertas sejam confirmadas, ele diz que pode ver um "grande" potencial de uso em países em desenvolvimento.

O pesquisador acrescentou que já existem fórmulas de estrogênio tópicas muito seguras e que não são caras disponíveis.

Embora existam pílulas anticoncepcionais contendo estrogênio, muitas mulheres preferem as pílulas que contêm somente progestina, termo genérico utilizado para qualquer substância, natural ou sintética, que causa algumas ou todas as alterações biológicas produzidas pela progesterona.

"Se você tem mulheres tomando Depo e que aprovam seu uso e você não quer que elas parem de tomá-lo, você pode adicionar o creme de estrogênio tópico, que elas passam a colocar na parte interna da vagina duas vezes por semana", disse Smith.

O pesquisador também acredita que a terapia com estrogênio pode ser usada em combinação com outro tipo de proteção contra HIV sendo estudado no momento -- microbicidas vaginais que matam o vírus.

Alguns microbicidas, como o nonoxynol-9, irritam o epitélio vaginal, "de modo que, talvez, se você der algo que cicatrize o epitélio ao mesmo tempo em que fornece o microbicida que pode causar algum pequeno dano, isso pode ser uma alternativa para se investir", avaliou Smith.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários