Notícias de saúde

SBOT se une à ONU em campanha pela segurança no trânsito

12 de maio de 2011 (Bibliomed). Hoje, dia 11 de maio, a ONU lançou mundialmente a campanha ‘Década para um Trânsito mais Seguro’. Anualmente ocorrem 35 mil mortes causadas por acidentes de trânsito no Brasil.

Para apoiar a ONU nessa tentativa, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) se aliou à campanha. Marcos Musafir, ex-presidente da SBOT e coordenador da campanha no Rio de Janeiro, afirma que “no mundo, são 1,3 milhão de mortos e 40 milhões de feridos devido ao trânsito a cada ano. Ao contrário do que muitos acreditam, metade dos mortos nesses acidentes não estão sequer nos veículos, mas são pedestres”.

A principal preocupação da SBOT (da qual participam 10 mil ortopedistas) é a incapacitação da pessoa envolvida no acidente. Médicos que acompanham o dia a dia de hospitais vêem o sofrimento das famílias quando o provedor fica sem poder trabalhar e sem conseguir trazer dinheiro pra casa. Existem também casos em que a pessoa precisa ficar meses em programas de reabilitação de custos altos para o próprio paciente e para o governo.

O acordo entre a ONU e a sociedade busca melhorar três aspectos do trânsito. A educação (mais de 80% dos pedestres não usam a faixa para atravessar a rua, apesar de reconhecê-las), a engenharia de tráfego (projetos de rodovias, avenidas e ruas), e a fiscalização e punição de infratores.

Hoje, às 18 horas, a campanha será inaugurada no Brasil com uma solenidade no Cristo do Corcovado.

Fonte: DOC Press 11 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários