Notícias de saúde

Ortopedistas querem determinar idade mínima para carona em motocicletas

20 de abril de 2012 (Bibliomed). Representantes da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) querem aumentar a idade mínima para pessoas pegarem caronas em motocicletas. De acordo com a entidade, menores de 16 anos não poderiam andar em motocicletas.

Atualmente, a idade mínima para uma criança andar de carona em motocicletas é de sete anos. No Congresso Nacional está sendo discutido o projeto de lei 6.401/99, que prevê mudança na legislação atual, mudando para 11 anos a idade mínima para crianças andarem em motos.

Contudo, os ortopedistas não concordam com essa idade, pois alegam que não existem diferenças anatômicas significantes entre crianças de sete e 11 anos. Por isso, os especialistas querem que a idade mínima seja de 16 anos, pois nessa fase a estrutura esquelética do adolescente já é bem próxima daquela do adulto.

Os casos de acidentes de trânsito que têm como envolvidos principais motocicletas é tão grande no Brasil, chegando a 16% do total, que preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de óbitos também é assustador, podendo chegar a até 50% em algumas localidades, além dos casos de sequelas e invalidez.

Fonte: DocPress Comunicação, 18 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários