Publicidade

Notícias de saúde

Médicos do Brasil e dos EUA Usam Robô em Telecirurgia

SÃO PAULO (Reuters) - Uma telecirurgia feita com a ajuda de um robô e envolvendo dois países de hemisférios diferentes será realizada pela primeira vez no domingo, durante o 18o. Congresso Mundial de Endourologia, que acontece em São Paulo.

Através da técnica -- que associa a laparoscopia à cirurgia à distância -, um paciente será operado de varicocele (varizes na bolsa escrotal) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por um robô monitorado por computador montado no Brasil que estará sob o comando do médico Louis Kavoussi, do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos.

No Brasil uma equipe médica, que coordena a operação, introduz os instrumentos e uma pequena câmera de vídeo através de pequenos orifícios no paciente.

A partir das imagens fornecidas pela câmera, Kavoussi, nos Estados Unidos, dará comandos ao robô que irá movimentar os instrumentos e fará a cirurgia no paciente.

"Nós fornecemos a via de acesso para o médico nos Estados Unidos", disse à Reuters o urologista Nelson Rodrigues Netto Júnior, presidente do congresso e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A telecirurgia será transmitida, em tempo real, para médicos participantes do congresso, que poderão interagir com a equipe de operação, enviando dúvidas e perguntas.

"A demonstração tem caráter didático e pretende apresentar uma nova tecnologia que será incorporada e terá espaço clínico no país", disse o presidente do congresso.

Ele destacou que a técnica pode ser utilizada em qualquer tipo de cirurgia, sendo destinada, no entanto, a casos especiais "como situações em que o paciente encontra-se em lugares de difícil acesso, sem condições de ser removido e com poder de resolução limitado".

A primeira telecirurgia realizada no mundo foi feita em 1998, com a participação dos Estados Unidos e Áutria, segundo assessoria do congresso.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: